Foi divulgado o primeiro trailer do documentário sobre a vida e obra de Heath Ledger, ator promissor de sua geração que morreu em 2008, aos 28 anos, devido à overdose acidental causada pelo uso excessivo de medicamentos controlados.
O australiano, que completaria 38 anos terça-feira passada (04.04), procurava sempre manter uma câmera por perto, e com ela tinha o costume de filmar os outros ao seu redor além de a si mesmo. “Ele sempre foi um diretor”, disse no trailer Trevor Dicarlo, seu amigo de infância. “Atuar era só uma maneira de chegar lá”.
O diretor Derik Murray explorou o arquivo pessoal e inédito do ator e o compilou em I Am Heath Ledger especialmente os vídeos em que o australiano filma a si próprio. “Sempre havia câmeras ao redor”, compartilha a modelo Christina Cauchi. “Essa é a única maneira pela qual me lembro dele: com a câmera na mão”.
O filme, que tem duração de 90 minutos, mostra esses vídeos pela primeira vez, intercalados com cenas dos 18 filmes em que Ledger atuou, como 10 Coisas que eu Odeio em Você (1999), o primeiro que lhe destacou no cinema, sua impactante atuação em O Segredo de Brokeback Mountain (2005), e Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), seu último longa e que o consagrou como Melhor Ator Coadjuvante no Globo de Ouro e Oscar de 2009. “Mesmo como ator coadjuvante, ele roubou a cena – esse é o poder de Heath Ledger”, elogia Ang Lee, diretor de Brokeback Mountain.
“Antes de O Segredo de Brokeback Mountain seria impensável ter uma tragédia romântica envolvendo dois cowboys gays. E um dos maiores galãs do cinema foi quem assumiu esse personagem – isso é um artista”, analisa Ben Mendelssohn, ator conterrâneo de Ledger.
O documentário também conta com depoimentos de familiares, parceiros de trabalho e pessoas que viviam próximas ao ator, inclusive amigos de infância. Além dos nomes já citados, Kate Ledger (sua irmã), Naomi Watts e Ben Harper comentam principalmente sobre a vontade que o ator tinha de alcançar a fama e as dificuldades que ela lhe proporcionou, além do impacto que a sua carreira teve e que caminho ela teria seguido se não houvesse esse fim trágico.
I Am Heath Ledger, que faz parte da série “I Am” de documentários produzidos pela emissora americana Spike sobre grandes astros do cinema (Steve McQueen e Bruce Lee entre eles), todos dirigidos por Murray, terá sua estreia este mês (23.04) no Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York. Depois, a partir do dia 03.05, estará em cartaz em alguns cinemas dos EUA e, então, no dia 17.05 será transmitido na TV pelo canal Spike. A notícia ruim para nós é que ainda não há data de lançamento no Brasil.