FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Choque Cultural invade o Masp com grande mostra sobre arte urbana
    Choque Cultural invade o Masp com grande mostra sobre arte urbana
    POR Redação

    masp1Trabalho assinado por Chu ©Divulgação

    Nesta terça-feira (16.08) uma exposição que pretende abordar (e mudar) a ideia de arte pública abre no MASP. A iniciativa para “De dentro e de fora” foi do curador do MASP, Teixeira Coelho, e conta com curadoria especial de Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta e Mariana Martins, da Choque Cultural. A mostra abre amanhã apenas para convidados e, a partir de quarta-feira (17.08) estará aberta ao público até 23 de dezembro.

    A exposição traz obras de artistas nacionais e estrangeiros, como o Space Invader, Swoon, Remed, Tec e o coletivo Bijari e completa a iniciativa “De dentro para fora/De fora para dentro”, que entre 2009 e 2010 apresentou a arte urbana produzida no Brasil, em uma linda exposição que mostrava bem esse panorama de jovens artistas que estavam sobressaindo no mercado e ganhando as galerias do mundo. Nessa edição, os participantes gringos promoverão intervenções ao vivo no museu e nas imediações.

    A ideia central da mostra é provocar no público a experiência de não saber onde está a arte. Ela pode estar em qualquer lugar, dentro ou fora do museu. O intuito dos organizadores é experimentar o trabalho colaborativo, com a participação do público em vários níveis, ter instalações coletivas e manter diálogo com a arquitetura de Lina Bo Bardi, com a paisagem urbana e humana da cidade.

    340da3a3140028780c2c4754987008275ab7f7a6f20cd84688127471e31970ff5gO misterioso Invader também participa da mostra ©Divulgação

    A exposição propõe uma parceria com o público, que é convidado a passear  por todo o espaço do Masp.  Como há obras que ficam mesmo do lado de fora, o público acaba saindo do museu sem sair por inteiro da mostra.

    O projeto “De dentro e de fora” pretende oferecer ainda um amplo programa educativo, trazendo especialistas, professores, representantes do poder público e estudantes para dialogarem. As principais ações já estão programadas: um seminário sobre arte pública e urbana, sobre economia criativa e o futuro da cidade; um curso sobre arte, história e contemporaneidade em parceria com a Escola do Masp; e um festival de vídeos da cultura urbana, que será realizado uma vez por mês. Mesas redondas e outras atividades envolvendo as obras e os artistas participantes também estão previstos. Acompanhe a programação completa do projeto no site oficial.

    Mas a melhor coisa para se inteirar sobre o assunto é fazer uma longa visita à exposição e se deliciar com o grande colorido dessa geração.

    De dentro e de fora no MASP

    De 17 de agosto a 23 de dezembro
    De terça a domingo e feriados, das 11h às 18h; às quintas, das 11h às 20h.
    Ingressos: R$ 15 (estudantes pagam R$ 7. Crianças até 10 anos e idosos acima de 60 não pagam. Às terças a entrada é livre para todos)
    MASP (Av. Paulista, 1578, São Paulo)

    Não deixe de ver
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    Por que a A24 é tão relevante?
    O desfile da Victoria’s Secrets de 2024 até tentou, mas agradrou?
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    Madonna de véu para o desfile da Dolce & Gabbana
    Emily in Paris: tudo sobre o figurino da quarta temporada
    FFW Sounds: Charm Mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum
    Nike e Lego firmam parceria para lançamentos em 2025
    Alice Caymmi apresenta versão deluxe de “Rainha dos Raios” no Teatro Oficina
    Billie Eilish se apresenta no encerramento das Olimpiadas de Paris 2024
    FFW