Trabalho assinado por Chu ©Divulgação
Nesta terça-feira (16.08) uma exposição que pretende abordar (e mudar) a ideia de arte pública abre no MASP. A iniciativa para “De dentro e de fora” foi do curador do MASP, Teixeira Coelho, e conta com curadoria especial de Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta e Mariana Martins, da Choque Cultural. A mostra abre amanhã apenas para convidados e, a partir de quarta-feira (17.08) estará aberta ao público até 23 de dezembro.
A exposição traz obras de artistas nacionais e estrangeiros, como o Space Invader, Swoon, Remed, Tec e o coletivo Bijari e completa a iniciativa “De dentro para fora/De fora para dentro”, que entre 2009 e 2010 apresentou a arte urbana produzida no Brasil, em uma linda exposição que mostrava bem esse panorama de jovens artistas que estavam sobressaindo no mercado e ganhando as galerias do mundo. Nessa edição, os participantes gringos promoverão intervenções ao vivo no museu e nas imediações.
A ideia central da mostra é provocar no público a experiência de não saber onde está a arte. Ela pode estar em qualquer lugar, dentro ou fora do museu. O intuito dos organizadores é experimentar o trabalho colaborativo, com a participação do público em vários níveis, ter instalações coletivas e manter diálogo com a arquitetura de Lina Bo Bardi, com a paisagem urbana e humana da cidade.
O misterioso Invader também participa da mostra ©Divulgação
A exposição propõe uma parceria com o público, que é convidado a passear por todo o espaço do Masp. Como há obras que ficam mesmo do lado de fora, o público acaba saindo do museu sem sair por inteiro da mostra.
O projeto “De dentro e de fora” pretende oferecer ainda um amplo programa educativo, trazendo especialistas, professores, representantes do poder público e estudantes para dialogarem. As principais ações já estão programadas: um seminário sobre arte pública e urbana, sobre economia criativa e o futuro da cidade; um curso sobre arte, história e contemporaneidade em parceria com a Escola do Masp; e um festival de vídeos da cultura urbana, que será realizado uma vez por mês. Mesas redondas e outras atividades envolvendo as obras e os artistas participantes também estão previstos. Acompanhe a programação completa do projeto no site oficial.
Mas a melhor coisa para se inteirar sobre o assunto é fazer uma longa visita à exposição e se deliciar com o grande colorido dessa geração.
De dentro e de fora no MASP
De 17 de agosto a 23 de dezembro
De terça a domingo e feriados, das 11h às 18h; às quintas, das 11h às 20h.
Ingressos: R$ 15 (estudantes pagam R$ 7. Crianças até 10 anos e idosos acima de 60 não pagam. Às terças a entrada é livre para todos)
MASP (Av. Paulista, 1578, São Paulo)