O Rio de Janeiro recebe o CRio Festival 2012, 1º Festival de Criatividade da América Latina ©Divulgação
Entre os dias 21 e 25.11, o Rio de Janeiro recebe um novo evento da Prefeitura da Cidade em parceria com a Luminosidade, empresa responsável pela realização do SPFW e do Fashion Rio. O CRio Festival chega ao Píer Mauá para abraçar toda a indústria criativa, atualmente responsável por 17,8% do PIB no estado do Rio. Nesta primeira edição, o tema será “Redesign e Transformação Urbana”, procurando tratar de temas relacionados aos desafios nas cidades – de uma forma criativa e bem pensada, é claro.
O fato é que, em 2010, o Rio de Janeiro recebeu o título de Distrito Criativo, integrando assim uma rede de outras 14 regiões do mundo, conhecida como a DC Network – Districts of Creativity. O CRio terá sua programação dividida em três partes: o 9º Fórum Mundial da Criatividade, o CRio Redes e a 2º Bienal Mundial da Criatividade. Anteriormente, o Fórum da Criatividade esteve presente em outros lugares, como Baden-Württemberg, na Alemanhã; Flanders, na Bélgica; e Oklahoma, nos EUA.
Na edição carioca, que acontece nos dias 22 e 23.11, alguns nomes internacionais já foram confirmados, como o diretor do escritório top de arquitetura e design OMA (que tem como um dos sócios o arquiteto Rem Koolhaas), Victor van der Chijs, e o arquiteto holandês Winy Maas. Além destes, outros convidados mais do que respeitados em suas áreas virão ao evento, como Bryan Boyer (Helsinki Design Lab), Luis Alonso (escritório de arquitetura Alonso-Balaguer), Sergio Fajardo (ex-prefeito de Medellín, na Colômbia) e Arnoud Raskin (Mobile School).
Winy Maas, professor de projetos arquitetônicos no MIT, é um dos convidados do evento ©Reprodução
Já no time dos brasileiros, os palestrantes passeiam entre a arquitetura, design, comunicações e artes plásticas. Entre eles estão Nizan Guanaes, um dos empresários de maior renome nas comunicações do Brasil, o artista plástico Vik Muniz, Mauro Munhoz (Casa Azul e FLIP) – com quem já conversamos no FFW -, Guto Indio da Costa (Indio da Costa AUDT), José Junior (Afroreggae), Eduardo Srur (Art Attack), Fred Gelli (Tátil Design de Ideias) e Tetê Leal (COOPA-ROCA).
“Auto-retrato”, de Vik Muniz, um dos palestrantes-chave do 9º Fórum Mundial da Criatividade ©Reprodução
A proposta é que o evento não se resuma somente às palestras, mas sim que crie uma rede colaborativa para pensar em soluções concretas para a cidade. Daí o CRio Redes, programado para acontecer durante os dias 24 e 25 e que dará a oportunidade para que os participantes formem grupos e trabalhem em cima de temas propostos durante o Fórum. O evento se compromete a levar as melhores soluções às instituições do Governo encarregadas em cada área.
2ª Bienal Mundial da Criatividade
Paralelamente a toda essa programação, o Píer Mauá receberá também obras de 14 artistas do Brasil e do mundo para uma Bienal da Criatividade, evento que começou em 2010 em Oklahoma, nos moldes da Bienal de Veneza. A curadoria é de Liana Brazil, fundadora da SuperUber, agência criativa que trabalha na interseção entre arte, tecnologia, arquitetura e design. A Bienal ficará aberta gratuitamente ao público no período de 21 a 25.11.
Bienal Mundial da Criatividade no CRio Festival 2012 ©Fotos: Daniel Ayub/FFW – Arte: Maria Melo/Lab Pop Content
Página do CRio Festival 2012
Data: 21 a 25 de novembro de 2012;
Local: Avenida Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá Rio de Janeiro – RJ;
Valor: inscrição de R$ 100,00, independente do número de dias que deseja participar. A entrada para a Bienal Mundial da Criatividade será gratuita. A inscrição pode ser feita aqui.