Como modelo, Sara Ziff não ficou famosa, mas construiu uma respeitável carreira. Anos após começar na profissão, aos 14, seu nome volta às manchetes de moda com o filme “Picture Me – A Model’s Diary”, documentário dirigido por ela e seu namorado, Ola Schell, que estreia no Brasil nesta semana, durante a 34º Mostra de Cinema de São Paulo.
O longa-metragem promete mostrar “o lado feio da carreira de modelos”, e acompanha _em narrativa cronológica_ Ziff a partir dos 17 anos, desistindo da faculdade, embarcando para a Europa e vendo seu rosto em outdoors. Relatos das modelos Missy Rayder, Cameron Russell, Diana Dondoe, Sena Cech, Caitriona Balfe e Irina Lazareanu formam uma colcha de retalhos sobre o mercado, mas sempre ligado ao senso moral da narradora (“às vezes me pergunto se o meu trabalho é diferente de o de uma stripper“).
Boa parte dos 80 minutos de filme é focada nas condições de trabalho das garotas: trocas de roupa em frente a dezenas de pessoas, incluindo fotógrafos e cinegrafistas; a crueldade dos castings e frieza dos clientes, com constante abuso emocional e verbal; extensas horas de trabalho durante semanas de moda; e a pressão pela magreza e o abuso _às vezes físico_ durante sessões fotográficas.
Um dos depoimentos mais marcantes é de Sena Cech, em clara alusão à Terry Richardson. O “famoso fotógrafo conhecido por sua perversão” que a persuadiu, na época com 17 anos, a masturbá-lo enquanto seu assistente tirava fotos. Em outros momentos, os diretores pecam ao explorar muito pouco alguns dos personagens mais interessantes, como a modelo completamente endividada por sua agência ou a bielo-russa que tem vergonha de dizer quão pobre era antes de começar a desfilar.
Entre clichês e moralismos, “Picture Me” de fato ajuda a desglamourizar o mercado fashion: exploradas emocional e fisicamente enquanto adolescentes, as modelos são dispensadas em poucos anos. É editado e finalizado de forma amadora, quase _o que enriquece o aspecto íntimo da produção.
Nada disso compromete seriamente o conteúdo do filme _com exceção de seu “final feliz”: Sara desiste da carreira de modelo para ser uma estudante na prestigiosa faculdade americana Columbia. Com o arrogante desfecho, da ex-supermodelo-fútil-que-virou-acadêmica, “Picture Me” acaba prestando um desserviço tão grande às meninas das passarelas quanto os problemas que tenta abordar.
+ IMDB: imdb.com/title/tt1459052
+ Twitter: twitter.com/saraziff