FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Stardust”
    “Stardust”
    POR Camila Yahn

    Figurinos da Amapô para o espetáculo Stardust ©Haroldo Saboia/Divulgação

    Nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro acontecem em São Paulo novas sessões de “Stardust“, uma homenagem ao ídolo pop David Bowie, do grupo Silenciosas + GT’aime com figurino assinado pelas estilistas Carolina Gold e Pitty Taliani, da Amapô. O espetáculo de dança é dirigido pelo coreógrafo e dançarino Diogo Granato, vencedor de vários prêmios da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e integrante do grupo “Le Parkour Brasil” – atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível superando os obstáculos do ambiente circundante –, o que traz sempre novas técnicas e movimentos às suas coreografias.

    O show foi batizado com o nome do personagem mais conhecido de David Bowie, Ziggy Stardust, símbolo da geração glam rock, que completou este ano 40 anos do lançamento do álbum que o imortalizou – “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”. O personagem, criado e interpretado pelo cantor inglês, é um alienígena que vem à Terra com o intuito de passar uma mensagem de esperança ao planeta, que iria acabar devido à falta de recursos naturais, nos cinco anos seguintes. Ziggy “morreu” em 3 de julho de 1973 em um show em Londres, mas continuou servindo como referência e inspiração às gerações vindouras.

    David Bowie como Ziggy Stardust ©Reprodução

    Stardust, o espetáculo, cuja trilha sonora é composta por músicas do próprio Bowie, inspira-se nesta fase da sua carreira, quando os seus shows teatrais e impactantes conquistavam multidões e marcavam um período importante na história do rock. O cenário altamente tecnológico criado pelo VJ, animador e programador Jacques Kaufmann interage com a movimentação dos dançarinos com a ajuda de projeções, e foi criado com o objetivo de reproduzir efeitos visuais utilizados por David Bowie em seus shows e clipes. Os looks que os personagens usam em palco, também inspirados no alterego criado por Bowie nos anos 70, são da autoria de Carolina Gold e Pitty Taliani, estilistas da Amapô – à época da estreia em agosto de 2012, Carolina conversou com o FFW sobre o convite que recebeu de um amigo de infância e sobre os seis looks que desenvolveu exclusivamente para o espetáculo. Confira abaixo a entrevista:

    Como surgiu o convite para participarem do projeto?

    Eu conheço o Diogo [Granato] desde adolescente, da escola. Conheço muito bem o trabalho dele, inclusive eu já fui bailarina! Admiro muito o seu trabalho por ser um mix de várias técnicas. Através do Facebook, ele viu umas fotos que eu e a Pitty colocamos de uns catsuits que fizemos para nós mesmas, para pular Carnaval. Na época, ele estava montando o espetáculo ainda, mas me ligou convidando a gente para fazer o figurino, e eu respondi logo que sim!

    Como foi o processo?

    Fizemos tudo do zero. Ele me ligou acho que faz um ano ou mais! A gente só começou a fazer mesmo as roupas há uns dois meses, mas durante todo o processo, pesquisamos muito, desenhamos, mostramos inclusive às pessoas do SESC Belenzinho [onde aconteceu a estreia do espetáculo] para aprovação. É a primeira vez que estamos fazendo um show completo e é muito gostoso. São seis looks, e a sensação é de desfile, mas sem a preocupação comercial, é tudo muito artístico, muito livre.

    Figurino da Amapô ©Haroldo Saboia/Divulgação

    Você fizeram testes com os bailarinos?

    A gente vai fazendo e vamos testando. Como eu tenho experiência de dança, acabo sabendo se funciona e testando muitas vezes. Claro que os bailarinos experimentaram tudo, mas no final pouca coisa foi mudada.

    E a relação de vocês com o David Bowie?

    Para ser sincera, eu gosto, mas não sou super fã. Admiro muito o trabalho dele e reconheço a sua importância para o mundo da música, mas confesso que a Pitty é muito mais fã que eu! Aliás, os catsuits dela eram bem mais inspirados no David Bowie.

    Será que próxima coleção da Amapô vai ter reflexos deste projeto?

    A próxima coleção da Amapô está muito longe ainda, nem sei o que vai ser! (risos)

    Figurino da Amapô ©Haroldo Saboia/Divulgação


    Stardust @ Galeria Olido
    Quinta (15/11), sexta (16/11) e sábado (17/11): 20h
    Domingo (18/11): 19h
    Sala Paissandu – Galeria Olido
    Av. São João, 473 – Centro – São Paulo – SP (próximo ao Metrô República)
    (11) 3331-8399 / 3397-0171

    Evento gratuito; ingressos distribuídos com uma hora de antecedência (137 lugares)

    Stardust foi realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria da Cultura, Programa de Incentivo ao Teatro e à Dança Paulista 2010), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e conta ainda com patrocínio da Sabesp.

    Não deixe de ver
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    Por que a A24 é tão relevante?
    O desfile da Victoria’s Secrets de 2024 até tentou, mas agradrou?
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    Madonna de véu para o desfile da Dolce & Gabbana
    Emily in Paris: tudo sobre o figurino da quarta temporada
    FFW Sounds: Charm Mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum
    Nike e Lego firmam parceria para lançamentos em 2025
    Alice Caymmi apresenta versão deluxe de “Rainha dos Raios” no Teatro Oficina
    Billie Eilish se apresenta no encerramento das Olimpiadas de Paris 2024
    FFW