Os anúncios da camapanha da American Apparel com Jacky O’Shaughnessy ©Reprodução
A American Apparel, marca norte-americana, é conhecida pelos seus artigos básicos, mas de muita qualidade, em algodão, como camisetas e suéteres. Mas não só. Outra caraterística bem marcante da empresa são os seus anúncios polêmicos, que inclusive já foram banidos pela Advertising Standards Authority (ASA), por exibirem nudez gratuita ou fotografias consideradas pornográficas. Nada que tenha feito a marca reconsiderar sua postura. Para a sua mais recente campanha, que divulga a linha de peças básicas com um pouco mais de “bossa”, a “Advanced Basics”, a modelo é uma senhora americana de 60 anos (61 em decembro), Jacky O’Shaughnessy, de cabelo cinza bem comprido e nada semelhante às modelos de 20 e poucos anos seminuas que a marca costuma escolher para os seus pôsteres e anúncios impressos. A única semelhança com essas meninas é a beleza de Jacky.
O trocadilho está no nome da coleção, “Advanced”, com a idade da modelo, também ela “avançada”. Nada que, aliás, não se fale hoje em dia. O blog Advanced Style, de Ari Seth Cohen, também é apologista de deixar que senhoras de idade avançada deem uma lição de estilo e beleza, e ensinem as meninas mais novas como aproveitar a vida ao máximo, apesar da idade. O seu criador, que já transformou o blog em livro e pretende transforma-lo também em um documentário, escreve: “Nosso elenco é composto por incríveis mulheres mais velhas como Ruth, de 100 anos, que pratica pilates uma vez por semana, ‘celebra todos os dias e nunca checa o calendário’”. Ainda em 2010, a campanha da Lanvin para a H&M com Hannelore Knuts, Jane Schmitt, Tati Cotilar e Natasha Poly, mostrava com uma mistura de modelos sexagenárias e modelos mais jovens esse lado fashion de pessoas com idades “advanced”. Quem estava melhor? É difícil dizer.
Anúncio da Lanvin para a H&M com Hannelore Knuts, Jane Schmitt e Natasha Poly ©Reprodução
Mas o anúncio da American Apparel – fica difícil entender se é por ser da marca, que já é controversa, ou se é pelas posições em que a modelo se encontra em algumas fotos, consideradas talvez “impróprias para a sua idade” –, desde que surgiu no início da semana, tem suscitado opiniões e comentários. O site Fashionista entrou em contato com Jacky para saber como surgiu o convite, como ela lidando com a crítica e como foi o seu primeiro (sim, primeiro) trabalho como modelo.
Na entrevista, que você pode ler na íntegra no Fashionista, Jacky conta que foi descoberta enquanto fumava um cigarro na porta do prédio de uns amigos: “Uma senhora passou por mim e falou que eu estava linda fumando o meu cigarro. Respondi que pouca gente concordaria com ela nos dias de hoje e ela acrescentou ‘não é o cigarro. Você é simplesmente linda’. Trocamos sorrisos e ela saiu andando. Uns dias depois voltei a encontrar com ela em um restaurante e ficamos conversando”, diz. Sem qualquer tipo de hesitação em relação à sessão fotográfica e às poses que lhe foram pedidas, Jacky confessa ainda ter-se divertido muito: “Não era uma sessão fotográfica com muitas pessoas dando opinião, era só a Marsha [Marsha Brady, diretora criativa da marca] com a sua câmera, então foi tudo muito pessoal”
Veja na galeria abaixo mais fotos de Jacky para a marca: