Arizona Muse em frente a pinturas da exposição “Exquisite Corpse” ©Chadwick Tyler/Reprodução
O trocadilho infame é quase irresistível, mas o fato é que Arizona Muse não estimula apenas a criatividade de designers de moda e fotógrafos, como também é musa de artistas plásticos e instituições de caridade. Em fevereiro deste ano, a modelo americana contribuiu como anfitriã – e de certo modo como relações públicas – da exposição “Exquisite Corpse”, organizada pelo coletivo FAM NYC e exibida no Essex Street Market, em Nova York. Para promover a mostra, Arizona posou para as lentes de Chadwick Tyler em um ensaio para o site “Nowness”, onde as obras de inspiração surrealista se uniram à rusticidade do galpão construído em 1940, criando uma cenografia tão contrastante quanto bela.
“Mimetismo” de Arizona Muse e as obras da exposição ©Chadwick Tyler/Reprodução
A proposta de “Exquisite Corpse” é tão interessante quanto a destinação da verba adquirida com a venda das obras expostas: o coletivo FAM NYC convidou 33 artistas plásticos para reviver a técnica surrealista chamada de “Cadavre exquis” (algo como cadáver extraordinário, em tradução para o português), onde as obras são desenvolvidas com a colaboração “cega” dos demais participantes. O resultado são pinturas, fotografias e instalações que parecem não fazer sentido algum, mas dotadas de uma beleza peculiar, digna do método criado por André Breton, Tristan Tzara e seus companheiros integrantes dos movimentos Dadaísta e Surrealista. Após o término do período expositivo, todo o material da mostra foi leiloado para beneficiar a organização Art Start, que, através da arte, favorece crianças abandonadas de Nova York e arredores.
Arizona Muse entre pinturas da exposição “Exquisite Corpse” ©Chadwick Tyler/Reprodução
“Arizona é profundamente envolvida com a Art Start e eu sabia que ela adoraria participar [do projeto]”, comentou a diretora criativa da exposição, Marina T. Schindler. Apesar de aparentemente pequena, a participação da modelo contribuiu para atrair as atenções do público americano sobre a ONG, além de alavancar o coletivo FAM NYC, que foi criado recentemente com o objetivo de desenvolver iniciativas culturais que transcendam padrões disciplinares ou geográficos, com foco na união de moda e música às artes. Arizona Muse é realmente uma inspiração.
– Vídeo da inauguração de “Exquisite Corpse”:
+ Confira mais imagens de Arizona Muse por Chadwick Tyler na galeria abaixo: