Lily Donaldson no vídeo “Fashion Fetish” ©Reprodução
Em 2012, o “SHOWstudio” apresentou a exposição “Selling Sex”, que ficou em cartaz em Londres de 22 de março a 1° de julho. Em paralelo à mostra, a plataforma virtual comandada por Nick Knight lançou o projeto “Fashion Fetish”, uma série de curtas-metragens produzidos exclusivamente por mulheres que trabalham na indústria da moda. Após colaboradoras como Dasha Zhukova, Liberty Ross, Daphne Guinness, Asia Argento, Ruth Hogben e Karlie Kloss, é a modelo Lily Donaldson a mais recente entusiasta da iniciativa, que pretende discutir por meio de imagens impactantes o papel da mulher na vida contemporânea.
No curta-metragem desenvolvido por Donaldson, divulgado nesta segunda-feira (30.07), a modelo aparece de lingerie e saltos, mas também com uma enorme cabeça de tigre de pelúcia. À primeira vista, é possível depreender que se trata de um filme “B” gravado durante a década de 1980 e colocado na internet simplesmente por gozação, mas o propósito é mesmo esse: a estética granulada, que remete a produções caseiras e de gosto duvidoso, foi intencional.
Lily Donaldson no vídeo “Fashion Fetish” ©Reprodução
“Eu queria que o vídeo tivesse um aspecto meio de mau gosto e decadente – como uma gravação de fita cassete velha e de má qualidade que tivesse sido encontrada e colocada no YouTube. Bem suspeita e amadora”, justificou Donaldson em citação disponível no “SHOWstudio”. Filmado por uma câmera de celular em Los Angeles, a modelo britânica sensualiza à beira da piscina e escala o capô de um automóvel antigo ao som de músicas e risadas distorcidas; o resultado, clichês à parte, é animalesco, digno da filmografia de David Lynch.
Assista ao curta-metragem abaixo:
+ Veja as obras da exposição “Selling Sex” e o vídeo dirigido por Ruth Hogben