FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    In-Edit
    In-Edit
    POR Redação

     Don Letts, homenageado da 4ª edição do In-Edit Brasil ©Reprodução

    Tem início nesta sexta-feira (01.06), em São Paulo, o In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. Durante 10 dias, 77 títulos serão exibidos em seis salas espalhadas pela cidade. Além da projeção dos filmes, o evento proporcionará ao público o encontro com os diretores Mika Kaurismäki, Fermín Muguruza, Florent de la Tullaye e Don Letts, esse último, aliás, é o homenageado da 4º edição. Após São Paulo, o festival migra para Salvador, onde acontece de 14 a 21 de junho.

    Dividida em sessões, a 4ª edição do In-Edit Brasil traz uma mostra de documentários nacionais, que tem como destaques “Noel Rosa – Poeta da Vila e do Povo” (2010), de Dácio Malta, “As Canções do Exílio: A Labareda que Lambeu Tudo” (2010), de Geneton Moraes Neto e “O que sou nunca escondi” (2011), de Alexandre Napoli e Helena Wolfenson, sobre o cantor Geraldo Vandré. A “Mostra Brasil” acontece exclusivamente no Cine Olido, localizado na Avenida São João, no centro de São Paulo. Já as produções internacionais abrangem ainda mais opções e “endereços”; entre elas a expectativa é grande pelo filme “George Harrison: Living in the Material World” (2011), dirigido por Martin Scorsese.

    – Trailer de “George Harrison: Living in the Material World” (2011), de Martin Scorsese:

    À parte o documentário sobre a vida do ex-Beatle, o festival reúne em sua programação filmes que contemplam todos os gostos musicais, de Ozzy Osbourne (“God Bless Ozzy Osbourne”, de Mike Fleiss e Mike Piscitelli) a Serge Gainsbourg (“Je Suis Venus Vous Dire – Gainsbourg by Gainsbourg”, de Mark Ford), passando por Queen (“Queen: Days Of Our Lives”, de Matt O’Casey), Mark Sandman (“Cure for Pain: The Mark Sandman Story”, de Robert Bralver) e Kings of Leon (“Talihina Sky: The History of Kings of Leon”, de Stephen C. Mitchell). A 4ª edição do In-Edit Brasil traz também uma competição entre seis produções nacionais; o vencedor representará o país em Barcelona, durante a comemoração de 10 anos do evento. Os concorrentes são “Jorge Mautner – O Filho do Holocausto”, de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt, “Língua Mãe”, de Fernando Weller e Leo Falcão, “Marcelo Yuka no Caminho das Setas”, de Daniela Broitman, “Siba – Nos Balés da Tormenta”, de Caio Jobim e Pablo Francischelli, “Tambores”, de Sérgio Raposo, e “Vou Rifar Meu Coração”, de Ana Rieper.

    – Trailer de “Talihina Sky: The History of Kings of Leon”, de Stephen C. Mitchell:

    Como não poderia ser diferente, os diretores homenageados ganham atenção e sessões especiais durante todo festival. Don Letts, documentarista e músico inglês de origem jamaicana, participou ativamente da construção do movimento punk em Londres, onde eternizou, em 1978, no filme “The Punk Rock Movie”, o começo de bandas antológicas como The Clash, Sex Pistols e Siouxsie and The Banshees. Em 2003, o diretor recebeu um Grammy por “The Clash – Westway to the World”, que conta a fundo a história do grupo homônimo. Além dos dois filmes acima, serão exibidos também “Punk: Attitude”, de 2005, e o inédito “Rock ‘n’ Roll Exposed – The Photography of Bob Gruen”, sobre a carreira do fotógrafo americano, que esteve no Brasil este ano. No dia 8 de junho, às 14h30, Letts participa de um debate no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do evento.

    – Trailer de “The Punk Rock Movie” (1978), de Don Letts:

    – Trailer de “Rock ‘N’ Roll Exposed: The Photography of Bob Gruen”, de Don Letts:

    Fermín Muguruza e Florent de la Tulaye também vêm ao país para participar do In-Edit Brasil. Além de apresentar seus documentários em sessões especiais do festival, os diretores conversarão com o público em diferentes ocasiões. Já o finlandês Mika Kaurismäki mora na Bahia há alguns anos; suas declarações de amor à cultura nacional – os filmes “Moro no Brasil”, de 2002, e “Brasileirinho”, de 2005 – são outros destaques do evento, ao lado do recente “Mama África”, sobre a vida da cantora e ativista sul-africana Miriam Makeba. O diretor, produtor e fotógrafo Thomaz Farkas, falecido em 2011, ganha uma homenagem póstuma do festival, bem como Fernando Faro.

    Trailer de “Benda Bilili!” (2010), de Florent de la Tulaye:

    Confira a programação completa no site do In-Edit Brasil e programe-se; conforme já dito acima, o festival abrange os mais distintos estilos — algum deles certamente agradará você.

    Não deixe de ver
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    Por que a A24 é tão relevante?
    O desfile da Victoria’s Secrets de 2024 até tentou, mas agradrou?
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    Madonna de véu para o desfile da Dolce & Gabbana
    Emily in Paris: tudo sobre o figurino da quarta temporada
    FFW Sounds: Charm Mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum
    Nike e Lego firmam parceria para lançamentos em 2025
    Alice Caymmi apresenta versão deluxe de “Rainha dos Raios” no Teatro Oficina
    Billie Eilish se apresenta no encerramento das Olimpiadas de Paris 2024
    FFW