Harry (Daniel Radcliffe) Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) na primeira parte de “Relíquias da Morte” ©Divulgação/Warner Bros.
Em uma sessão de imprensa anormalmente lotada na manhã desta terça-feira (16/11), em São Paulo, o FFW assistiu a “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, que estreia nos cinemas mundialmente nesta sexta (19).
O último dos 7 livros da saga foi dividido em 2 partes por decisão do estúdio _o outro longa-metragem estreia em meados de 2011_ o que, além de dobrar a arrecadação da Warner Bros., deve agradar aos fãs. Com um roteiro que dispõe de duas vezes mais tempo, não se tem a sensação da história desenrolando em fast-forward como em “O Cálice De Fogo”, quarto filme da saga.
Chegam a ser (intencionalmente) monótonos os momentos em que o trio de heróis vaga refugiado. Saem as cenas de ação, emergem os conflitos internos. A leve tensão sexual entre Harry e Hermione, o ciúme de Rony e a frustração em não conseguir destruir as horcruxes (artefatos necessários para derrotar o vilão Voldemort) são bem explorados em cenas de isolamento pela floresta.
Outra coisa que surpreende em “Relíquias Da Morte” é o silêncio. O diretor David Yates constrói com habilidade picos de suspense, mas peca na hora da ação, que passa sempre num piscar de olhos. Assim, são desperdiçadas passagens de tirar o folêgo, como a visita à casa de Batilda Bagshot, a invasão ao Ministério da Magia, ou a passagem de Harry e Rony no porão dos Malfoy.
Desta última cena, aliás, salta aos olhos a interpretação de Helena Bonham-Carter como Bellatrix, a bruxa psicótica do grupo de Voldemort; do outro lado da força, a performance de Emma Watson também surpreende. Um destaque (e novidade) foi a adaptação que ilustra o conto “Beedle, o Bardo”. São mais de cinco minutos de desenho animado _sombrios e repletos de pistas preciosas para o desenvolvimento da história.
Os figurinos, assinados por Jany Temime, se voltam para a praticidade; a formalidade boba dos uniformes de Hogwarts ou chapéus de bruxo dão lugar para jeans e camisetas. Estes ficam cada vez mais rotos, rasgados e sujos pela exposição ao tempo e lutas. O mesmo serve para a maquiagem, que adiciona olheiras, descabelo e machucados (naturais e mágicos) no rosto e corpo.
Como já era de se esperar, o filme acaba com um gancho dramático. É a deixa para manter os fãs curiosos por mais 6 meses, e então concluir a série que definiu a cultura pop de toda uma geração.
Site oficial: harrypotter.warnerbros.com