Willow Smith: mashup de Rihanna, Janelle Monáe e… Michael Jackson? ©Reprodução
Aos nove anos, Willow Smith _a filha do ator Will Smith_ lançou nesta segunda-feira (18/11) o clipe para “Whip My Hair”, dando um pontapé na carreira de cantora. Junto veio o anúncio do lançamento de seu primeiro disco pelo selo de Jay-Z, Roc Nation (uma subdivisão da gigante Sony Music).
Dirigido por Ray Kay, que já trabalhou com Lady Gaga, Beyoncé e Snopp Dogg, o vídeo mostra a garota na escola, balançando o cabelo, espalhando tinta pelas paredes e dançando com outros “alunos”. A coreógrafa aqui é HitHat, a mesma de todos os clipes de Missy Elliot. Na letra, uma mensagem de auto-ajuda embutida: “Aceite quem você é”. A faixa é um r&b pesado e viciante com forte apelo radiofônico e ares de superprodução.
Em poucas horas seu nome virou trending topic no Twitter, onde o comentário geral é que lançou o melhor clipe do ano _e não dá pra negar. O tipo que envolve stylists, maquiadores, coreógrafos, produtores e diretores, que Rihanna, Madonna e Britney Spears fazem.
Willow Smith: Whip My Hair from Adam Mudolo on Vimeo.
A discussão em torno da idade de Willow mal começou _mas é inevitável lembrar que ela é apenas um ano mais velha do que Michael Jackson quando assumiu a posição principal no Jackson 5. A comparação pode parecer injusta, já que Will Smith (aos olhos da mídia) é um pai correto e responsável. No entanto, como Joe Jackson, Will se comporta como um cuidadoso empresário dos filhos: os três atuam em projetos de grande porte em Hollywood, são bem conhecidos pela mídia, patrocinados por marcas de roupas e embaixadores mirins de um projeto de assistência a vítimas do HIV na África.
Mas ao contrário do Rei do Pop, cujo talento sobrenatural era inegável (e ofuscou todos ao redor), é difícil dizer se a tal atitude de Willow _mergulhada em tantos colaboradores, efeitos, estrutura e investimento_ realmente existe ou é apenas mais um truque de câmera.
+ Myspace: myspace.com/willowsmith
+ Twitter: twitter.com/officialwillow