Lenda-viva da moda americana, Bill Cunnigham, 81, documenta o estilo das ruas de Nova Iorque há mais de 30 anos — ele começou nos anos sessenta e desde então acompanha os looks da cidade. Agora, o fotógrafo vai para a frente das câmeras no documentário “Bill Cunningham New York”, que estreia nos EUA em 16/04 (não há previsão de estreia no Brasil).
“O problema é que eu não sou um bom fotógrafo”, diz. “Para ser honesto, sou muito tímido. Nada agressivo. Só gosto de ver mulheres maravilhosamente vestidas”. As gravações do documentário, que tem 88 minutos, começaram no Fashion Week de 2008; inicialmente o protagonista recusou a ideia.
O diretor Richard Press recolheu depoimentos de personalidades importantes da moda, entre elas Anna Wintour, diretora da “Vogue” América, que rasga seda como nunca: “Todas nós nos vestimos para o Bill. Às vezes ele tira um clique ou dois, às vezes nada – o que é absolutamente devastador”. Além de pioneiro do streetstyle, Cunningham é um antropólogo da moda — que vai das festas da alta sociedade às ruas, sua locação favorita.
Curioso? Olho nas duas colunas que ele assina no NY Times, “On The Street” e “Evening Hours”, e no trailer acima (em inglês).