FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Fotógrafo lendário dos anos 70 lança novo fanzine reunindo estrelas do rock de ontem e hoje

    Muitos fotógrafos que fizeram história nos anos 70 e 80 fotografando as estrelas do rock da época ainda hoje vivem das imagens que criaram no passado. Não é o caso de Brad Elterman, fotógrafo da Califórnia que ficou conhecido por sua estética “backstage” em fotos que fazia de bandas e dos personagens mais emblemáticos da cena musical da época.

    Se antigamente ele vivia ao lado de Joan Jett, Debbie Harry, Leonard Cohen, David Bowie, Bob Dylan e Ramones, hoje ele é chamado para fazer retratos da nova geração do rock, como Dani Miller, da banda Surfbort, e Arrow de Wilde, da Starcrawler. E lá atrás, suas fotos eram vistas nas bíblias Creem, NME e Melody Maker; hoje ele fotografa para CR Fashion Book, i-D, Dazed, Vogue, especialmente nos momentos em que a moda quer abraçar a estética dos anos 70 de novo. “Eu não era um fotógrafo tradicional de rock ‘n’ roll porque não dava a mínima pra tirar foto de alguém segurando uma guitarra. Isso era o que os outros fotógrafos estavam fazendo. Eu registrava o backstage, essas são as fotos que de fato contam alguma história e justamente as imagens que as revistas disputavam na época”, conta à i-D.

    Hoje com 60 anos, Elterman acaba de lançar a segunda edição de sua publicação Fanzine, à venda pela Printed Matter. O livro é uma celebração do rock’n’roll com as fotos deliciosas que ele fez em seus 40 anos de carreira, de ícones passados e atuais. Em uma das fotos ele até reúne Cherie Currie, do The Runways, com Arrow de Wilde.

    Brad começou a fotografar com 16 anos usando a câmera do irmão emprestada. Aos 18, fez uma foto de Bowie saindo de um estúdio em Los Angeles que deu o start de sua carreira. “Essa cena dele andando até o carro durou provavelmente 40 segundos e eu tirei talvez umas quatro fotos. Ele era estiloso e lindo, vestia um suéter laranja do avesso. Tanta elegância, tanta graça… Então ele entrou no carro e eu nunca mais o vi de novo. Foi isso. Mas eu tinha mais do que uma foto, eu tinha um sonho realizado”.

    A estética gráfica de Fanzine é inspirada na revista Rock Scene, uma publicação independente de Nova York que basicamente mostrava páginas e páginas de fotos de backstage e ele queria fazer algo parecido.

    Abaixo, em uma entrevista em vídeo para a plataforma What Youth, ele conta sobre seu processo e algumas histórias envolvendo os artistas:

    Artist Series: Brad Elterman from What Youth on Vimeo.

    Não deixe de ver
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    Por que a A24 é tão relevante?
    O desfile da Victoria’s Secrets de 2024 até tentou, mas agradrou?
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    Madonna de véu para o desfile da Dolce & Gabbana
    Emily in Paris: tudo sobre o figurino da quarta temporada
    FFW Sounds: Charm Mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum
    Nike e Lego firmam parceria para lançamentos em 2025
    Alice Caymmi apresenta versão deluxe de “Rainha dos Raios” no Teatro Oficina
    Billie Eilish se apresenta no encerramento das Olimpiadas de Paris 2024
    FFW