A geração Y, apesar de endividada, continua aumentando gastos em bens de luxo ©Reprodução
A geração Y, ou geração Millenium, representa o maior crescimento no mercado de luxo e de serviços. E embora alguns elementos desta geração tenham carreiras bem sucedidas e boas contas bancárias, de acordo com um estudo do “The Fiscal Times”, muitos se afogam em débitos que não conseguem pagar. As dívidas de cartão de crédito de jovens com menos de 21 anos representam nos Estados Unidos 10% das dívidas totais. A geração que gasta US$ 300 em um celular última geração sem pensar duas vezes, mesmo sabendo que ele vai baixar o preço em algumas semanas, é a mesma que só janta em restaurante quando tem cupons de desconto e dirige um carro “mais ou menos”. Os itens de luxo ganham quando comparados a pequenos prazeres ou até a itens de consumo básico considerados mais necessários por algumas pessoas.
Segundo um outro estudo do American Express Business Insights, estes consumidores mais jovens aumentaram os gastos em luxo em 33% em 2011. Tudo fruto, claro, dos descontos diários feitos pela internet em vários sites de compras online. O que acontece é que a percepção muda. Um vestido McQueen, impagável em situações normais, vendido em um site cujo desconto só dura um dia, deixa de ser um vestido caro e passa a ser uma oportunidade imperdível. E com um mundo cada vez mais minado de oportunidades, quem não as aproveita?