Depois de passar a última década ajudando a definir alguns rumos da música pop, o duo britânico Goldfrapp retorna com “Head First”, seu quinto disco de estúdio. Formada em 1999 por Alison Goldfrapp e Will Gregory, eles começaram com um trip hop lisérgico em “Felt Mountain” (1999), evoluíram com o electro experimental de “Black Cherry” (2003), o glam rock de “Supernature” (2007) e o folk psicodélico de “Seventh Tree” (2008) – ganhando no caminho fãs como Madonna e elogios da crítica.
Agora em 2010, com “Head First”, a dupla acerta. Mas não inova.
“Rocket”, uma canção de estádio com direito a “oh oh oh” no refrão, abre o disco com muito fôlego, mas sem novidades. Canalizando a sonoridade de Giorgio Moroder e ABBA, segue a apaixonada “Believer”: “Eu preciso de você/ Não me abandone“. O clima de euforia do disco se explica: a vocalista, que foi tirada do armário recentemente por um tabloide britânico, está namorando a editora de filmes Lisa Gunning. As duas se conheceram no set de filmagem de “Nowhere Boy”, o filme sobre John Lennon para o qual Goldfrapp fez a trilha sonora.
Assista ao clipe de “Rocket” dirigido por Kim Gehrig:
Tecnicamente o álbum é impecável: a engenharia sonora de Gregory, acrílica e gliterizada, complementa os vocais suaves de Alison. “Alive” é tão oitentista quanto Jane Fonda fazendo ginástica de collant ao som de Van Halen e deve, portanto, funcionar nas pistas de dança. Já em faixas como “Dreaming” e “Head First” (que remete a Fletwood Mac), faz falta o recorte experimental e frescor dos álbuns anteriores.
“Hunt” tem pegada minimalista com camadas de vocais sobrepostos. ” Shiny and Warm” é uma versão feminina (e mais sensual) de Hot Chip. “I Wanna Life” é entusiamada e deve render inúmeros remixes. O disco é encerrado com “VoiceThing”, uma colagem de sons e recortes dos vocais de Alison numa paisagem sonora experimental.
Apesar de pouco imaginativo, o álbum oferece uma experiência sonora bem mais rica que artistas de disco pop como Little Boots ou Elle Goulding. “Head First” é uma interpretação mais do que fiel da sonoridade e estética dos anos 1980. O único problema é a aposta em um tema já tão seguro, quando explorar territórios desconhecidos sempre foi a maior qualidade do Goldfrapp.
“Head First”
Artista: Goldfrapp
Lançamento: 22 de março (Inglaterra)
Gravadora: Mute/EMI
Avaliação FFW: Bom
Site oficial: goldfrapp.com
Página no Facebook: facebook.com/Goldfrapp
Página no MySpace: myspace.com/goldfrapp
Perfil no Twitter: twitter.com/goldfrapp