FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Arquiteta do SESC Pompeia também desenhava roupas e joias
    Arquiteta do SESC Pompeia também desenhava roupas e joias
    POR Camila Yahn

    Por Patrícia Favalle

    A manhã desta terça-feira (18/01) escreve mais um importante capítulo da história da moda brasileira: a grife Maria Bonita apresenta sua coleção de Inverno 2010 nas dependências do SESC Pompeia, um dos edifícios erguidos pela arquiteta ítalo-brasileira Achilina Bo Bardi.

    Mais conhecida pelo seu apelido, Lina costurou um jeito irreverente de traçar a arquitetura. Criadora do edifício que abriga o Museu de Arte de São Paulo, o MASP (já reparou como ele parece levitar nos entornos da avenida Paulista?); da Casa de Vidro, onde atualmente funciona a sede do Instituto Lina Bo e Pietro Bardi; do Museu de Arte da Bahia; e do Centro de Convivência Vera Cruz, entre tantos ambientes urbanos, sua imaginação cedeu leveza ao concreto.

    Maria Bonita - SPFW Inverno 2010O edifício que abriga o SESC Pompeia, arquitetado por Lina Bo Bardi: uma ode ao modernismo em formas transgressoras ©Agência Fotosite

    O desfile que acontece no SESC Pompeia é um dos passos que vai ajudar na reabertura da Casa de Vidro, onde se encontra um acervo museológico de Lina: a Maria Bonita vai doar as cortinas feitas especialmente para o local.

    Convidamos Anna Carboncini, diretora do Instituto, para contar mais sobre Lina, sem dúvida, uma das personalidades mais importantes da cultura nacional.

    Como você descreveria Lina Bo Bardi?
    Arquiteta, designer e pensadora. Chegou ao Brasil em 1946 na companhia de Pietro Maria Bardi, com quem acabara de se casar, para uma viagem que duraria dois anos. Entretanto, a conectividade e a simpatia que sentiram pelas pessoas e lugares os inspirou a ficar.

    Como foi este momento?
    Desde o começo eles atuaram no campo das artes e da arquitetura, áreas em que tinham vastos conhecimentos. Logo colocaram em prática as ideias amadurecidas na Itália e o fizeram com generosidade e inteligência. Lina, nos seus escritos, utilizou muito o termo ‘liberdade’.

    E como esse ideal marcou o trabalho dela?
    Acredito que ela foi guiada por esta maravilhosa sensação de poder conhecer o brasileiro e entendê-lo. Por conta disso, conseguiu resgatar a mão de um povo visto em toda sua imaginação e simplicidade. Nos seus projetos é possível detectar espaços públicos marcados pela grandiosidade e pelos detalhes de cada linha.

    Em resumo…
    As pessoas sentem que aqueles endereços foram criados para elas, onde podem ser acolhidas e respeitadas.

    Além das casas e de outras estruturas de vanguarda, Lina também assinou a criação de móveis e joias. Pode falar um pouco sobre esta produção?
    Em 1951, o Pietro Bardi, então diretor do Museu de Arte de São Paulo, mostrou um desfile da Dior com modelos e roupas originais da maison. A partir deste evento nasceu a ideia de fazer a mesma coisa para a moda nacional. O Museu abriu estúdios onde foram desenvolvidos os tecidos, muitos deles num tear manual, os esboços das coleções e a confecção das peças. O resultado foi apresentado em 1952, num desfile dedicado apenas aos criadores nacionais. Vale lembrar também que Lina desenhava as roupas e as joias que usava. No segundo caso, era notória a preocupação dela em enaltecer e divulgar as pedras brasileiras.

    As obras de manutenção que suspenderam as visitações à Casa de Vidro já foram finalizadas?
    O Instituto está se preparando para a reabertura ao público. Nesse sentido, a parceria com a Maria Bonita é muito bem-vinda (a grife oferecerá as cortinas da casa), e aguardamos a colaboração de outras empresas para finalizarmos essas mudanças.

    Como definiria a relação do casal Bardi com a cidade de São Paulo?
    Deixaram tudo o que tinham para o Brasil, especialmente, para a capital paulistana, como demonstração de apreço e de agradecimento pela acolhida que tiveram por aqui.

    Instituto Lina Bo e Pietro Bardi
    e-mail: institutobardi@institutobardi.com.br
    tel.: (11) 3744.9902 e 3744.9830
    + institutobardi.com.br

    SESC Pompeia
    ONDE Rua Clélia, 93 – São Paulo – SP
    CONTATO (11) 3871.7700
    COMO CHEGAR Veja o mapa

    MASP
    ONDE Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP
    CONTATO (11) 3251.5644‎
    COMO CHEGAR Veja o mapa

    Não deixe de ver
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    Por que a A24 é tão relevante?
    O desfile da Victoria’s Secrets de 2024 até tentou, mas agradrou?
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    Madonna de véu para o desfile da Dolce & Gabbana
    Emily in Paris: tudo sobre o figurino da quarta temporada
    FFW Sounds: Charm Mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum
    Nike e Lego firmam parceria para lançamentos em 2025
    Alice Caymmi apresenta versão deluxe de “Rainha dos Raios” no Teatro Oficina
    Billie Eilish se apresenta no encerramento das Olimpiadas de Paris 2024
    FFW