O tecido da Pendleton que serviu como inspiração para as estampas da parceria Vans + Nibwaakaawin; e o resultado da mesma ©Reprodução
A marca californiana de tênis com pegada skatista Vans acaba de fechar duas parcerias: uma com a ONG Nibwaakaawin e outra com a marca Kenzo.
A Nibwaakaawin, palavra que significa sabedoria, é uma organização norte-americana que promove a educação e integração de jovens pertencentes a tribos indígenas nativo-americanas. Daí a inspiração: os tecidos que revestem o tênis são todos de motivos tribais, fabricados pela Pendleton, tradicional fábrica de cobertores que servem como vestes do povo Navajo há mais de 100 anos.
A coleção exclusiva e limitada estará à venda somente durante dois eventos que acontecem na próxima semana: o “Gathering of Nations Powwow”, em Albuquerque, Novo México, totalmente dedicado à cultura indígena; e o “All Nation Skate Jam”, em Los Angeles, organizado pela própria ONG e dirigido (mas não exclusivo) à juventude indígena.
Esta já é a quinta vez que a Vans junta forças com a ONG — que recebe todo o valor da vendas.
Look do desfile de Verão 2012 da Kenzo e tênis Vans+Kenzo ©Reprodução
A outra parceria é com a marca Kenzo para uma coleção de verão, que será lançada em três fases, nos meses de maio, junho e julho. Os diretores criativos da Kenzo, Humberto Leon e Carol Lim, admitem que são fãs da marca desde a infância passada na Los Angeles suburbana. “A Vans é uma das marcas americanas mais icônicas e nós gostamos da ideia de imprimir um pouco do estilo americano à Kenzo”, justificam os designers.
A estampa escolhida é a mesma usada pela grife na coleção de Verão 2012 e o modelo é o mais tradicional, o Era Vans, disponível para homem e mulher. Eles estarão disponíveis nas lojas Kenzo da Europa e Estados Unidos pelo preço de US$ 130 (aproximadamente R$ 246).