André Passos, Carolini Armellini, Paulo Biancchi e Marcelo Rosenbaum com o cacique Biraci na aldeia Nova Esperança, no Acre ©Divulgação
A partir desta terça-feira (09.04), Marcelo Rosenbaum expõe no espaço Brazil S/A, em Milão, durante a Semana de Design, a coleção de luminárias AGT Yawanawá – A Força da Floresta, desenvolvida em parceria com os índios da tribo Yawanawá, residentes da aldeia Nova Esperança, no Acre, e que faz parte do projeto AGT – A Gente Transforma. Após o dia 14 de abril, data em que termina a mostra na Itália, as peças serão comercializadas na La Lampe, localizada em Pinheiros, São Paulo.
Criado em 2010, o AGT – A Gente Transforma tem como objetivo “transformar através do design” e “expor a alma brasileira” por meio dele. Já a ideia de produzir luminárias em conjunto com os Yawanawá veio em outubro de 2012, quando Rosenbaum conheceu a aldeia Nova Esperança durante o festival Yawa, em que os índios se pintam, dançam e cantam para mostrar sua rica cultura aos convidados. Três meses depois, ele voltou à aldeia, mas agora levando consigo 30 pessoas, incluindo-se aí as equipes dos estúdios Fetiche e Nada Se Leva.
Os índios da tribo Yawanawá trabalhando em uma das luminárias ©Divulgação
Por meio da utilização de matérias-primas naturais, como a madeira e o cocão, fruta típica do Norte do Brasil, e de elementos gráficos da cultura dos Yawanawá, como a jiboia, os profissionais liderados por Rosenbaum reuniram 78 índios artesãos e produziram nove luminárias. Além do trabalho de co-criação, membros da comunidade local participaram de dinâmicas coordenadas pela ONG Aliança Empreendedora.
AGT Yawanawá – A Força da Floresta @ Espaço Brazil S/A
Palazzo dei Giureconsulti, localicado na Piazza dei Mercanti, 2, 20123 em Milão, Itália
De 9 a 14 de abril, das 10h às 20h
+ Veja na galeria abaixo as peças da coleção AGT Yawanawá – A Força da Floresta: