Nesta quinta-feira (12.07), Mario Testino inaugura em Lima, no Peru, a fundação MATE, Asociación Mario Testino, que tem como objetivo promover a cultura local através do incentivo a artistas nacionais, bem como a preservação da obra do fotógrafo, nascido na cidade. Para o evento de abertura, a instituição apresenta a mostra “Todo o Nada”, que reúne uma seleção de 58 imagens marcantes da carreira de Testino, além de uma festa para cerca de 400 convidados.
A MATE, localizada no distrito histórico de Baranco, terá como sede um prédio que data do século 19, totalmente reformado para abrigar exposições temporárias e grande parte do acervo de Testino. A já mencionada mostra “Todo o Nada”, por exemplo, já passou pela Europa, e há a possibilidade de ser trazida ao Brasil em breve; entre os trabalhos selecionados estão fotografias feitas para revistas como “Vanity Fair”, “V”, “Allure”, “The Face” e as várias edições da “Vogue”, bem como obras autorais, desenvolvidas exclusivamente para a ocasião.
Ilustração do prédio que será sede da MATE, Asociación Mario Testino, em Lima ©Reprodução
Capa do livro “Lima, Peru”, lançado em setembro de 2007, e fotografia de Gisele Bündchen que faz parte da exposição “Todo o Nada” ©Mario Testino/Reprodução
Muito requisitado pelas principais revistas e marcas de moda, Testino sempre se esmerou em divulgar a cultura peruana ao redor do mundo. Em abril de 2008, a “Vogue” britânica publicou um editorial com Daria Werbowy e Lily Donaldson todo ambientado no Peru, e um ano antes, em 2007, o fotógrafo editou e publicou o livro “Lima, Peru” — isso sem contar o número de exposições das quais foi curador, como a da galeria Andrea Rosen, em Nova York.