Cena de “Diários de Motocicleta”, dirigido por Walter Salles ©Reprodução
Como poderia Jack Kerouac imaginar que sua obra mais sofrida se tornaria um divisor de águas na literatura norte-americana e, mais de 60 anos após sua publicação, ainda seria capaz de comover pessoas com experiências tão distintas das retratadas nas páginas de “On The Road” (“Pé na Estrada”, na tradução brasileira)? Por conta do filme dirigido por Walter Salles, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, inspirou-se nos “road movies” para promover uma mostra exclusiva de longas-metragens do gênero. Sob o título de “On The Road”, o projeto começou nesta terça-feira (05.06) com produções nacionais e internacionais, incluindo clássicos de David Lynch, Wim Wenders, Jean-Luc Godard, Carlos Diegues, Lírio Ferreira e do próprio Walter Salles.
Apesar de genuinamente ligados à cultura americana, os “road movies” encontraram guarida nas mais distintas nações, o que a Cinemateca Brasileira pretende explorar com a exibição dos brasileiros “Cinema, aspirinas e urubus” (2005), de Marcelo Gomes; “Viajo porque preciso, volto porque te amo” (2009), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes; “Diários de Motocicleta” (2004), de Walter Salles; e “Bye Bye Brasil” (1979), de Carlos Diegues.
Entre as principais produções internacionais, a mostra traz “Coração Selvagem” (1990), de David Lynch; “O demônio das onze horas”, de Godard, “Down by Law” (1986), de Jim Jarmusch, e “No Decurso do Tempo”, de Wim Wenders. O destaque, no entanto, é “Sem Destino”, dirigido em 1969 por Dennis Hopper e considerado um marco no gênero.
A programação completa da mostra pode ser encontrada no site oficial da Cinemateca Brasileira. Veja abaixo um teaser com os trailers de alguns dos longas-metragens selecionados:
– Trailer de “Easy Rider” (1969), de Dennis Hopper:
– Trailer de “Diários de motocicleta” (2004), de Walter Salles:
– Trailer de “Down by Law”(1986), de Jim Jarmusch:
– Trailer de “Coração Selvagem”, de David Lynch:
– Trailer de “Cinema, aspirinas e urubus” (2005), de Marcelo Gomes: