Durante os seis dias que o SPFW ocupa o calendário de eventos da cidade de São Paulo, mais de 100 mil pessoas circulam por suas instalações, sendo 38 mil destes visitantes vindos de outros estados e países. De acordo com a SPTURIS, são deixados por aqui R$ 1,8 bilhão, num montante gerado diretamente de R$ 85 milhões. Quesito novo na pauta, as citações procuradas em sites de pesquisas na Internet apuraram que quando o assunto é moda, São Paulo já aparece entre os dez mais, ostentando a oitava colocação da lista.
29ª Semana de Moda chega ao fim © Priscilla Villariño/ FFW
Para se ter uma ideia, no ano anterior, a Global Language Monitor, empresa especializada na medição deste tipo de audiência, apontava a urbe no 33º lugar. Mas como nem só de moda se alimentam os fashionistas, o circuito gastronômico é o mais prestigiado.
O começo de tudo também é o fim © Priscilla Villariño/ FFW
A city conta com 12 mil bares e restôs, com culinária típica de 50 nações. Destrinchando a estrutura, vale destacar que mais de 2 mil jornalistas da imprensa nacional e internacional cobrem os desfiles com 350 modelos; 150 compradores de redes badaladas também não perdem as novidades apresentadas na estação, que recebeu R$ 13 milhões em investimentos, gerou 5 mil empregos diretos e indiretos, e estimulou R$ 1,8 bilhão em negócios.
Desmontagem fashion © Priscilla Villariño/ FFW
A indústria brasileira da moda hoje desponta com 30 mil empresas cadastradas e movimenta US$ 50 bilhões por ano, o que representa 17% do PIB. Por causa do SPFW, o setor emprega 1,7 milhão de pessoas.