Poster recém-lançado do filme “Her”, de Spike Jonze ©Reprodução
O novo filme de Spike Jonze é um dos mais aguardados deste semestre. O trailer de “Her” acaba de sair e satisfaz a curiosidade dos fãs do diretor, que divide com a ex-mulher Sofia Coppola uma estética particular, com personagens solitários e que buscam se encontrar e um feeling danado para música.
O longa tem trilha assinada pela banda canadense Arcade Fire, que já trabalhou com Spike no curta “Scenes from the Suburbs”, de 2011. O figurino é de Casey Storm, parceiro de longa data que também está por trás dos figurinos de outros filmes do diretor, como “Where the Wild Things Are”, “Quero Ser John Malkovich” e “Adaptação”. Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara e Olivia Wilde integram o casting.
O filme se passa num futuro não muito distante em Los Angeles. Theodore (Phoenix), um escritor solitário, compra um novo sistema operacional para o seu computador, feito para suprir todas as suas necessidades e comandos. Curiosamente, esse sistema acaba virando uma entidade com a voz de Scarlett Johansson e Theodore desenvolve uma relação bastante incomum com um dispositivo que tem “vida própria” e o acompanha em todos os seus momentos.
Dessa forma, “Her” não deixa de ser uma história de amor, mas aqui o homem apaixona-se por um sistema. Ao misturar ficção científica com romance, Spike nos dá personagens interessantes e nos faz pensar como a tecnologia nos conecta e isola ao mesmo tempo.
Vale mencionar o trabalho de Casey Storm, que com “roupas comuns” e de aparência barata, ajuda a criar a persona de Theodore como um solitário verdadeiro e que não encontra prazer no vestuário nem se preocupa com estética. Uma camisa vermelha, uma calça cáqui e uma bolsa de alça longa (ótima sacada de construção de personagem) que não sai do seu ombro fazem Theodore feliz.
Casey e Spike trabalham juntos há muito tempo. Ele assinou o figurino de diversos clipes que ele dirigiu, como “Sabotage”, dos Beastie Boys, e o clássico “Weapon of Choice”, do Fatboy Slim, com Christopher Walken. Assim como Jonze, tem um olhar bem humorado, um pouco irônico e estranho.
E é essa combinação que resulta numa estética pouco usual, mas inconfundível e que torna Spike Jonze um dos diretores mais originais de sua geração.
“Her” tem previsão de estreia nos Estados Unidos para novembro deste ano. Veja abaixo o trailer do filme.