FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    O ano nem bem começou, mas Pharrell Williams já é o cara de 2014; entenda o hype
    O ano nem bem começou, mas Pharrell Williams já é o cara de 2014; entenda o hype
    POR Redação

    Pharrell Williams e o duo Daft Punk recebem troféu no Grammy pela música “Get Lucky”: chapéu ganha notoriedade ©Getty Images

    O ano nem bem começou, mas já se pode dizer que 2014 será de Pharrell Williams. Depois de sete indicações e de ganhar vários prêmios no Grammy (inclusive o de produtor do ano), seu nome estava na lista do Oscar de melhor canção com “Happy”, do filme de animação “Meu Malvado Favorito 2”. Mas não dá para se medir de forma tão objetiva o quanto ele é cool. Para se ter ideia, ele pode ser considerado o paralelo masculino da atriz Lupita Nyong’o: os dois são ótimos profissionais em suas áreas (tanto que estão indicados aos principais prêmios) e são disputados por grifes porque têm o talento para transformar em desejo tudo que vestem. Se Lupita virou a queridinha da fila A nos desfiles de Paris e tem sido eleita mundo afora a mais estilosa dos tapetes vermelhos, Pharrell é o cara da hora: transforma em hit tudo em que põe a mão, transita por vários mundos — do pop ao rap, da moda às causas humanitárias —, já foi eleito o “Homem Mais Bem Vestido do Mundo” e ainda é “do bem” (é dele a From One Hand to Another, organização que ajuda crianças e jovens em situação de risco).

    Performance da canção “Happy” durante a cerimônia do Oscar: a volta do chapéu de Pharrell ©Getty Images

    É bem verdade que Pharrell não levou a estatueta do Oscar. Mas ele não precisava, porque é expert em tirar o máximo proveito de suas aparições. Ao ser questionada sobre como se sentia por não ter levado o Oscar de melhor atriz, Amy Adams disse que não tinha problema, já que dançou com Pharrell no evento. Aliás, você lembra da apresentação do vencedor do Oscar de melhor canção? E da performance do cantor com seu chapéu gigante e tênis vermelhos? Pois ele já chegou ao Oscar causando ao atravessar o tapete vermelho em um traje de gala Lanvin — só que, no lugar de calças, uma bermuda. Enganou direitinho com a história do leilão do chapéu do Grammy (um modelo de Vivienne Westwood que rendeu US$ 41 mil para a From One Hand to Another), porque todo mundo achou que o chapéu não reapareceria. Mas eis que ele volta aos holofotes no Oscar na apresentação da música “Happy”. E agora o chapéu que mais parece o logo da lanchonete americana Arby’s vem com tudo, tornando-se um dos maiores memes de moda já vistos.

    Look para o tapete vermelho do Oscar: traje Lanvin com bermuda ©Getty Images

    Antes da história do Oscar, ele já havia ganhado sete prêmios Grammy ao total, dois como melhor produtor do ano (em 2004 e 2014), e já tinha vendido mais de 100 milhões de cópias no mundo todo com os trabalhos em que foi produtor. Sua mão está em duas das canções mais conhecidas de 2013: “Blurred Lines”, de Robin Thicke, e “Get Lucky”, do Daft Punk. E em sua carreira já produziu sucessos de Jay Z, Nelly, Gwen Stefani, Snoop Dogg, Britney Spears, Justin Timberlake, Kanye West, Maroon 5, Shakira, Jennifer Lopez e Miley Cyrus.

    Imagem de divulgação da parceria entre a Uniqlo e Pharrell ©Reprodução

    Não é só o mundo da música que ama Pharrell: as grifes e redes fashion também o cobiçam. Ele está preparando, em parceria com a Comme des Garçons, um perfume para homens e mulheres, de acordo com informações do WWD. O lançamento deve se chamar GIRL, nome do último disco do cantor, e será a primeira parceria de Rei Kawakubo com um músico na criação de uma fragrância. O produto deve começar a ser vendido em setembro. Em abril, ele vai lançar uma linha de camisetas e chapéus para a Uniqlo, coleção chamada “I am Other”. O nome não é por acaso: é como se chama uma de suas empresas de entretenimento (a outra se chama “Star Trak”). Aliás, não é a primeira vez que ele colabora com grandes marcas. No ano passado, o cantor já havia lançado uma linha de óculos com a Moncler. Ainda em 2008, colaborou na criação de uma linha de joias e óculos para a Louis Vuitton. Mas sua ligação com a moda vem de longa data: Pharrell co-fundou as marcas de roupas Billionaire Boys Club e Ice Cream Footwear, que inclusive tem uma loja em Nova York.

    Pharrell tem 40 anos e há muito tempo forma com o amigo Chad Hugo o duo de produtores The Neptunes. Eles se conheceram no colégio, quando ainda estavam na sétima série. Na década de 1990, os dois formaram um grupo de R&B, The Neptunes, mesmo nome adotado por eles quando formaram a dupla de produtores. Em 2001, eles produziram o single de Britney Spears “I’m a Slave 4 U”, a primeira música que passou pela dupla a se tornar número um nas paradas do mundo todo.

    Em novembro de 2013, Pharrell lançou o videoclipe da música “Happy”, o primeiro da história com 24 horas de duração. Ao longo de um dia, artistas como Magic Johnson, Steve Carell, Jimmy Kimmel, Jamie Foxx e Steve Martin se revezam em danças que transmitem o sentimento de felicidade do título. Em dezembro de 2013, quando saiu a lista de indicações do Grammy, o nome de Pharrell aparecia em sete categorias, incluindo Produtor do Ano. O artista já tinha trabalhado na trilha do primeiro “Meu Malvado Favorito”, que conta com a música “Rocket’s Theme”, que Pharrell compôs para o filho. Rocket Man Williams tem cinco anos e é fruto de seu relacionamento de longa data com a modelo e estilista Helen Lasichanh, com quem se casou em outubro passado.

    + Assista ao clipe da música “Happy”:

    + Clique aqui para ir para o site da música “Happy”.

    O ano de 2014 parece estar sendo muito produtivo para Pharrell mesmo se deixarmos de lado as premiações — e aparições. No início deste mês de março, já lançou um disco, “GIRL”, que inclui o hit “Happy”. Além das colaborações para grifes, seus planos para o ano no campo musical incluem a trilha de “The Amazing Spider-Man 2”. Quem sabe não é a semente de outras indicações?

    + Veja mais fotos da trajetória (do chapéu) de Pharrell:

    Não deixe de ver
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    Por que a A24 é tão relevante?
    O desfile da Victoria’s Secrets de 2024 até tentou, mas agradrou?
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    Madonna de véu para o desfile da Dolce & Gabbana
    Emily in Paris: tudo sobre o figurino da quarta temporada
    FFW Sounds: Charm Mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum
    Nike e Lego firmam parceria para lançamentos em 2025
    Alice Caymmi apresenta versão deluxe de “Rainha dos Raios” no Teatro Oficina
    Billie Eilish se apresenta no encerramento das Olimpiadas de Paris 2024
    FFW