Em julho de 2010, Audrey Hepburn ganhou uma retrospectiva no Rio de Janeiro que incluía seu filme mais famoso. “Bonequinha de Luxo”, dirigido por Blake Edwards e lançado em 1961, é na verdade uma adaptação de um pequeno e escandaloso romance de Truman Capote que, de maneira semi-metalinguística, ganhou um livro que desvenda o filme baseado num livro.
Escrito pelo historiador Sam Wasson, “Fifth Avenue, 5 A.M.”, da editora Harper Collins, contém 256 páginas de trívias, fotos e até diários de figurinos da lendária Edith Head – as roupas de Hepburn, claro, eram de Hubert de Givenchy. Uma das mais intrigantes curiosidades é que Capote queria a amiga Marilyn Monroe para o papel principal.
A capa de “Fifth Avenue, 5 A.M.”, de Sam Wasson ©Reprodução
Ela chegou a aceitar, mas seu professor de atuação (ninguém menos que Lee Strasberg) aconselhou-a a não interpretar uma garota de programa. Capote detestou a escolha dos produtores e, dizem, o filme também.
Apesar de todas as dificuldades de produção, “Bonequinha de Luxo” se tornou um marco da cultura pop. Resta torcer para que a obra de Wasson ganhe uma versão nacional!