Sky Ferreira fotografada por Terry Richardson ©Reprodução
Dentre as muitas conquistas da cantora norte-americana Sky Ferreira, pode-se destacar uma que fica entre o elogio e a depreciação: está para se ver uma artista que tenha conseguido manter um hype tão forte durante tanto tempo – mas sempre ali, na beirada, sem conseguir fazer a transição de it girl em círculos restritos para nome consolidado e reconhecido do grande público. Ao que tudo indica, porém, isso está prestes a mudar. Com a ótima reação da crítica ao single “Everything is Embarrassing”, sua recente estreia televisiva no programa Late Night With Jimmy Fallon e sua aparição no novo lookbook da Saint Laurent, parece que 2013 é (desta vez pra valer) o ano de Sky Ferreira.
+ Assista à estreia de Sky Ferreira na televisão, com a performance ao vivo de “Everything is Embarrassing”, do EP “Ghost” (2012), no programa Late Night With Jimmy Fallon. Como o apresentador fala no início do vídeo, “Everything is Embarrassing” foi eleita a “Música do Ano” de 2012 pela “New York Magazine”, e entrou na lista de melhores do ano de publicações respeitadas como o Pitchfork, “The Guardian” e “Spin”:
A americana, apesar de ter apenas 20 anos, está há tempos no radar dos mais antenados, auxiliada pela mídia, que adorou histórias curiosas como o fato de que ela era habitué da casa de Michael Jackson porque a mãe dela foi, durante muitos anos, a cabeleireira do cantor. Inclusive ele acabou sendo uma espécie de mentor para Sky; foi Jackson quem recomendou que a jovem começasse a cantar no coral da igreja e que, a partir dos 12 anos, tivesse aulas de ópera. Aos 14, ela já apresentava em seu MySpace músicas próprias que chamaram a atenção de gente como Shirley Manson, do Garbage (que eventualmente virou sua colaboradora na música “Red Lips”), e de gravadoras ávidas por apresenta-la como novíssimo talento do pop.
A EMI acabou sendo a escolhida (por meio de suas subsidiárias Parlophone e Capitol), mas a relação contratante-contratada nunca foi das melhores. A cantora já disse em diversas entrevistas que teve problemas com a maneira como a empresa quis “vende-la” ao público, como uma espécie de “nova Britney Spears”. “Eu ainda sinto que estou constantemente tentando provar pras pessoas que tenho integridade e sou uma artista e não uma marionete”, ela afirmou à “Complex” em junho de 2012, ano de lançamento de seu segundo EP, “Ghost”. De fato, neste trabalho percebe-se uma tomada de rédeas por parte de Sky e um amadurecimento em relação às suas músicas anteriores — tanto os singles independentes quanto o seu primeiro EP, “As If!” (2011).
+ Assista ao vídeo da música “Obsession”, escrita por Ryan Tedder (OneRepublic), lançada como single em 2010:
+ E assista ao vídeo da música “Red Lips”, escrita por Sky Ferreira, Shirley Manson (Garbage) e Greg Kurstin, tirada do segundo EP de Sky Ferreira, “Ghost” (2012):
O vídeo acima, aliás, foi dirigido por Terry Richardson, um dos primeiros contatos de Sky no mundo da moda, que se apaixonou pelo visual marcante resultado de sua ascendência brasileira, portuguesa e nativo-americana. Só para lembrar seus principais trabalhos, Sky já apareceu em campanhas da ck One (que a trouxe ao Brasil em 2011 para um show fechado com a MTV) fotografadas por Steven Meisel; h&m fashion against aids Verão 2011, clicada por Sebastian Kim; adidas is all in Inverno 2012; e, mais recentemente, o catálogo Pre-Fall 2013 da Saint Laurent — isso sem contar seus editoriais para revistas como “V”, “Dazed & Confused”, “Harper’s Bazaar”, “Hunger” e “Vogue”.
Em 2013, os olhos estarão (ainda mais) voltados para Sky Ferreira, com o aguardado lançamento do seu primeiro álbum, intitulado “I’m Not Alright”. Haja hype!