FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Radar FFW: quando a música pop invade as salas de cinema
    Radar FFW: quando a música pop invade as salas de cinema
    POR Redação

    DerezzedAo fundo, a dupla Daft Punk em cena de “TRON: O Legado” ©Reprodução

    Mesmo quando era mudo, o cinema já tinha música como suporte: artistas contratados tocavam piano durante as projeções, incitando clima de suspense, romance ou drama. Ao longo de 2010, estúdios e diretores vem apostando em um novo jeito de trazer _e renovar_ a música dos seus filmes: se unindo a rockstars.

    Envolta em muito hype ao longo de 2010, a trilha original de “TRON: O Legado” foi composta pelo Daft Punk.  A dupla eletrônica francesa é tratada como personagem, com direito a aparição no filme. “Foi de longe a coisa mais desafiadora e complexa que já estivemos envolvidos”, comentou Thomas Bagalter, da dupla _seus reconhecidos sintetizadores oitentistas foram misturados a uma orquestra de 85 instrumentos.

    Nesta segunda-feira (11/12), Trent Reznor, do Nine Inch Nails, foi indicado a um Globo de Ouro pela música original do filme “A Rede Social“. Reznor usa camadas eletrônicas sutis, como eletrodos, conferindo uma atmosfera tensa ao longa-metragem. Ainda nesta semana foi divulgado que Alex Turner, o vocalista dos Artic Monkeys, vai assinar músicas do filme “Submarine”, que estreia no festival de Sundance no ínício de 2011.

    Antes de tudo, é necessário diferenciar trilha original (score) de trilha sonora (soundtrack). A primeira, música composta especialmente para o filme (geralmente com uma orquestra), serve para completar e dar atmosfera às cenas. É o caso de músicas clássicas  de filmes como “Tubarão” ou “Star Wars”, ambas de John Williams. Já a segunda serve para divulgar o filme com CDs e videoclipes. Pense “I Will Always Love You”, da Whitney Houston, no filme “O Guarda-Costas”.

    A nova abordagem funciona como estratégia de marketing: ter um músico famoso pode ser decisivo para levar um fã ao cinema. Por isso, diretores escolhem cuidadosamente o artista que faz a trilha _Beck assinou as faixas do filme “Scott Pilgrim”; tudo a ver com o universo nerd e o público ligado em rock alternativo e quadrinhos. Já o Grizzly Bear, banda indie do Brooklyn, compôs os sons de “Blue Valentine”, filme independente com Ryan Gosling e Michelle Williams _reforçando o público-alvo interessado em cultura não-mainstream.

    A lista vai longe, com Thomas Mars, do Phoenix, compondo a trilha de “Somewhere”, da esposa Sofia Coppola. Ainda em 2010, a dupla eletrônica Goldfrapp construiu paisagens sonoras poéticas para “O Garoto de Liverpool”‘, filme sobre a infância e adolescência de John Lennon. Pouco antes, o filme “The Road” _baseado em um livro pós-armageddon_ teve suas faixas concebidas e gravadas, muito apropriadamente, pelo soturno Nick Cave. Afinal, parece que esse mashup de mundos não é má ideia…

    Even more Sundance meets music news:  It’s beginning to look a lot like CoS might have to add Utah’s Sundance Film Film Festival to the Festival Outlook page. We’ve already reported on news that both The Beastie Boys and The National have their hands on film projects, but now our friends at TwentyFourBit have discovered that the a certain Arctic Monkey will have new music featured in Richard Ayoade’s first feature-length film, Submarine.
    The flick is an adaptation of a Joe Dunthorne novel about 15-year-old self-obsessed boy whose perception of the world is quite wrong, and while we’re sure the film will be good, Ayoade – who also directed several Arctic Monkeys music videos – seems to be excited about the soundtrack, too. “The music is very good,” he said in an interview: “A very good composer – Andrew Hewitt – did the score, and Alex Turner from the Arctic Monkeys did five new songs, and I think they’re very good.”
    What’s even better is that the news confirms a July report that Turner hooked up with Simian Mobile Disco’s James Ford to produce the new songs. Ford is said to have mixed the tracks, but news regarding a release date for a soundtrack is nowhere to be found. Your first crack at the movie comes on January 22nd during a screening at the Prospector Square Theatre in Park City, Utah. Ticketing information is available at Sundance’s official website, and the interview with Ayoade is available for your viewing pleasure below.
    Não deixe de ver
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    Por que a A24 é tão relevante?
    O desfile da Victoria’s Secrets de 2024 até tentou, mas agradrou?
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    Madonna de véu para o desfile da Dolce & Gabbana
    Emily in Paris: tudo sobre o figurino da quarta temporada
    FFW Sounds: Charm Mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum
    Nike e Lego firmam parceria para lançamentos em 2025
    Alice Caymmi apresenta versão deluxe de “Rainha dos Raios” no Teatro Oficina
    Billie Eilish se apresenta no encerramento das Olimpiadas de Paris 2024
    FFW