por Ricardo Athayde
Metronomy ©Reprodução
Conheci o Metronomy no segundo semestre de 2008. Durante a primeira turnê da minha banda Stop Play Moon, ganhei uma compilação em Londres e nela tinha uma música chamada “Trick or Treatz”. Sempre quando uma música me chama a atenção eu corro atrás do álbum, mas neste caso deixei passar, porque nessa compilação tinha tanta novidade que me senti abastecido no momento. Só um tempo depois, entre um blog e outro, ouvi “Heartbreaker” e imaginei ser uma segunda música do mesmo álbum.
Foi quando percebi que já tinha passado muita água neste rio. “Trick or Treatz” era do primeiro álbum, “Pip Paine”, de 2006, e “Heartbreaker” já era do segundo, de 2008, chamado “Nights Out”. Bom, agora já sabia que se tratava de um trio que vinha de uma cidade chamada Devon, na Inglaterra, e era formado por Joseph Mount, vocalista, com os amigos Oscar Cash e Gabriel Stebbing.
Os dois primeiros álbuns para mim são um pouco irregulares, alternando momentos ótimos com alguns não tão legais assim; mas os vídeos das duas músicas que eu já conhecia são muito bons:
“Trick or Treatz”:
“Heartbreaker”:
Foi na turnê de “Nights Out” que eles vieram para o Brasil pela primeira vez, em 2009, e se apresentaram no festival Planeta Terra. Não despertaram muita atenção do público, apenas mesmo de quem tem ouvidos para novas sonoridades e formatos de bandas. Agora, após dois anos, eles voltam com uma nova formação e um novo álbum. Gabriel Stebbing saiu do grupo, para a entrada de Ana Prior na bateria e Gbenga Adelekan no baixo — Gbenga é daqueles que, depois de vê-lo tocando no palco, dá vontade de se tornar amigo.
Com os novos integrantes a química ficou perfeita e completa para o Metronomy — o álbum “The English Riviera” é otimo do começo ao fim. Homogêneo, o disco tem faixas que se completam uma com a outra, leve, limpo, nítido e com grooves de bom gosto. Difícil não gostar na primeira audição, e vale fazer a segunda para comprovar o sabor. Não é à toa que o álbum está concorrendo como um dos melhores do ano pelo Mercury Prize.
É no melhor momento deles que o grupo retorna ao Brasil para fazer uma pequena turnê pelo país no festival Popload Gig. Em São Paulo, o show acontece dia 31 de agosto no club Beco 203 – os ingressos esgotados mostram a boa fase. Veja dois vídeos do terceiro álbum, “The English Riviera”:
“The Bay”:
“She Wants”:
Depois de assistir a esses vídeos não dá uma vontade de ir até a porta do Beco na quarta, para ver se não consegue algum convite sobrando?
Metronomy @ Beco 203
Dia 31 de agosto
Rua Augusta, 609, Consolação, São Paulo
Ingressos esgotados
Metronomy @ Porão do Beco
Dia 1° de setembro
Av. Independência, 936, Porto Alegre
Ingressos à venda nas lojas Chilli Beans dos shoppings Iguatemi e Barra Shopping e através do site divirto.com.br
R$ 90
Metronomy @ Circo Voador
Dia 2 de setembro
Rua dos Arcos, S/N – Lapa, Rio de Janeiro
Ingressos esgotados
Saiba mais sobre o Festival Popload Gig
Ricardo Athayde é designer, integrante do Stop Play Moon e organizador da noite Isto não é um Karaokê, que acontece às quartas no Bar Secreto
@athayde_ricardo