À esquerda, cena do clipe “S&M”, de Rihanna. À direita, fotografia que faz parte da série “Paperworld”, de Philipp Paulus ©Reprodução
A cantora Rihanna está sendo processada pelo fotógrafo alemão Philipp Paulus por supostamente plagiar suas imagens no clipe da música “S&M”, de 2010. O fotógrafo afirma que o vídeo copia o cenário, a produção e as fotos de uma série intitulada “Paperworld”, em que a modelo aparece envolta em plástico com grandes X feitos de fita isolante, e que também aparece no clipe.
Paulus entrou com um pedido de liminar e pede indenização, já que não houve acordo entre as partes. O caso será julgado por um tribunal em Stuttgart, na Alemanha, no dia 15 de abril.
Esta é a segunda vez que Rihanna enfrenta processo de um fotógrafo pelo clipe “S&M”. David LaChapelle a processou em 2011 por supostamente copiar no clipe a estética de suas fotografias, mas os dois acabaram fechando um acordo. Uma pessoa como Rihanna, com tanto acesso e com uma equipe de estilo e direção criativa de prontidão para realizar seus desejos, deveria cuidar mais para que esse tipo de coisa não acontecesse. Ou então, por que não, chamar os próprios fotógrafos que inspiram o trabalho para fazer seus videoclipes.
+ Assista ao clipe “S&M”, de Rihanna: