Por Juliana Lopes, de Milão
Os italianos estão de olho no Brasil. A dupla de arquitetas Monika Unger e Cinzia Ferrara resgatou, de um colecionador da região do Veneto (onde fica Veneza), um acervo mobiliário com cerca de 60 peças históricas do design brasileiro.
Mesas, cadeiras, poltronas e sofás feitos de Jacarandá. Os designers são famosos: Sérgio Rodrigues, Joaquim Tenreiro, Giuseppe Scapinelli. Grande parte, no entanto, é de autoria desconhecida © Divulgação
“Nós, europeus, já havíamos estudado, mas nunca vimos nada parecido. O design brasileiro é estrondoso. As formas dos móveis são sensuais, nos fazem pensar em casas de praia, em música”, diz uma das curadoras, Cinzia Ferrara. “Tivemos que restaurar pouco, não mudamos praticamente nada para preservar a atmosfera brasileira”, diz Monika Unger.
As duas falaram ao FFW direto do espaço espositivo, em plena rua Porta Romana, área nobre de Milão. A ideia é vender a exposição inteira, para não fragmentar a unidade dos objetos que, juntos, representam com muito mais força o conceito criativo da época.
A dupla de arquitetas Monika Unger e Cinzia Ferrara, que resgatou, de um colecionador da região do Veneto (onde fica Veneza), um acervo mobiliário com cerca de 60 peças históricas do design brasileiro © Juliana Lopes/FFW
Acompanhe a hashtag #SemanadoDesign no perfil do FFW via Twitter.