FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Top 5: conheça as figurinistas que duelam por um Oscar em 2010
    Top 5: conheça as figurinistas que duelam por um Oscar em 2010
    POR Redação

    A profissão de figurinista já teve seus astros masculinos, principalmente na primeira metade do século 20 – pense em Adrian, dos estúdios MGM, e sua musa Joan Crawford; ou Jean Louis, dos estúdios Columbia, e os vestidos de “Gilda”; ou ainda a segunda pele em que Marilyn Monroe cantou para o presidente Kennedy. Mas, de forma geral, o costume design no cinema é um campo dominado pela ala feminina.

    As indicações da 82ª edição do Oscar engrossam o coro: os cinco concorrentes à estatueta são mulheres. O trabalho de duas delas, no entanto, ainda é desconhecido dos brasileiros frequentadores das salas de cinema: os filmes “Brilho de Uma Paixão” e “The Young Victoria” ainda não aportaram no circuito nacional.

    Outra coincidência é que nenhum dos figurinos indicados é moderno: são todos filmes de época que se passam em três séculos diferentes. É reconhecidamente este tipo de filme que gera os melhores frutos, graças aos extensos trabalhos de pesquisa e reconstituição dos figurinistas.

    Conheça um pouco mais das indicadas abaixo:

    “Coco Antes de Chanel” – Catherine Leterrier

    Em entrevista exclusiva ao FFW, Leterrier (indicada ao Oscar pela 1ª vez) disse: “me sentia livre porque criava as coisas num período antes da maison Chanel existir.” O que ela fez, então, foi introduzir discretamente itens que transformaram Coco em uma das estilistas mais famosas do mundo: o tweed, as listras, combinações entre preto e branco.

    Para os mais aficcionados, as roupas do filme são algo como uma caça ao tesouro – e valem o ingresso.

    “Nine” – Colleen Atwood

    Atwood é uma veterana das premiações (foi indicada ao Oscar 8 vezes e já ganhou dois, ambos por filmes do diretor Rob Marshall) e uma figurinista lendária. Consegue recriar tempos passados tão bem quanto tempos modernos – pense em “A Lenda da Cavaleiro Sem Cabeça” e “Missão Impossível 3”. Entendeu?

    O comentário geral é de que “Nine” é salvo pelo figurino. Colleen é, portanto, uma grande favorita.

    (Uma das colaboradoras favoritas de Tim Burton, é Colleen quem assina o novo “Alice no País das Maravilhas”. Ela já está na lista  do Oscar de 2011 por antecedência.)

    “Brilho de Uma Paixão” – Janet Patterson

    Especializada em peças do século 19, a australiana Patterson já foi indicada ao Oscar quatro vezes. A mais recente é por “Brilho de Uma Paixão” que trata do romance entre o poeta John Keats e Fanny Browne, uma jovem com grande talento para a costura. Aproveitanto a deixa, Janet criou as peças mais interessantes do filme como criações de Fanny.

    “O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus” – Monique Prudhomme

    O último filme do ator Heath Ledger está sendo recebido como uma obra-prima do cineasta Terry Gilliam. A história de um homem que faz um pacto faustiano com o Diabo para obter a imortalidade tem um figurino tão fantasioso quanto seu enredo.

    O mix de épocas, referências teatrais e combinações malucas podem muito bem render à Monique um Oscar em sua primeira indicação.

    “The Young Victoria” – Sandy Powell

    A inglesa Sandy Powell é outra veterana da lista. Como Colleen Atwood, comemora sua 8ª indicação ao Oscar (ela também já ganhou dois) com um biópico da adorada rainha Victoria da Inglaterra.

    Para o filme, ela reconstruiu minuciosamente a Era vitoriana em todos os seus detalhes luxuosos e é, portanto, a outra grande favorita ao prêmio.

    (Uma curiosidade é que, como Atwood, Powell também tem um colaborador favorito: Martin Scorcese. Foi ela quem criou as roupas impecáveis de “O Aviador”, pelo qual ganhou o Oscar, e “Os Infiltrados”. Ela também assina o filme mais recente do cineasta, o sombrio “Shutter Island”.)

    A cerimônia do Oscar acontece no dia 7 de março de 2010.

    + Site oficial do Oscar: oscar.go.com

    Não deixe de ver
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    Por que a A24 é tão relevante?
    O desfile da Victoria’s Secrets de 2024 até tentou, mas agradrou?
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    Madonna de véu para o desfile da Dolce & Gabbana
    Emily in Paris: tudo sobre o figurino da quarta temporada
    FFW Sounds: Charm Mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum
    Nike e Lego firmam parceria para lançamentos em 2025
    Alice Caymmi apresenta versão deluxe de “Rainha dos Raios” no Teatro Oficina
    Billie Eilish se apresenta no encerramento das Olimpiadas de Paris 2024
    FFW