Steven Klein ©Reprodução
Ele já fotografou Brad & Angelina em casa, é amigo de Madonna, foi escolhido para dirigir o clipe de “Alejandro”, de Lady Gaga, é um dos nomes preferidos de revistas como “Numéro” e “W” na hora de retratar celebridades como Natalie Portman, Tom Ford, Prince, Mick Jagger e Justin Timberlake, e está entre os três fotógrafos que mais trabalham hoje no mundo. Este é Steven Klein, fotógrafo americano, que há anos vive na incansável rota fashion NY-Paris-Tóquio-Londres-Milão.
Clipe de Lady Gaga, “Alejandro”, dirigido por Steven Klein
Agora o Brasil faz parte dessa agenda com a primeira exposição de Klein no Brasil, USAnatomy, que fica em cartaz de 10 a 28 de agosto no MuBE. A mostra, de alto teor erótico, irá mostrar 87 fotos e mais 47 polaroides originais. Um vídeo de oito minutos também será exibido, “Your Allucination is Now”, com uma retrospectiva de quinze anos de trabalho. Steven assinou inúmeras campanhas para marcas como Louis Vuitton, Alexander McQueen, Calvin Klein, Dior e Dolce & Gabbana. E ele está para Madonna assim como Formichetti está para Gaga. Com ela, desenvolve diversos projetos, dirige videoclipes e assina a maior parte dos anúncios dos quais a cantora participa. Suas fotos são, na maior parte, bastante quentes e, mesmo em imagens mais românticas e menos sensuais, dá para sentir energia e presença.
E Klein “falou” com o FFW via email, já que ele não confirmou sua vinda para o lançamento da mostra. Nós enviamos uma série de perguntas, mas ele respondeu apenas algumas questões e rapidamente. O pouco que ele falou, a gente coloca aqui para vocês lerem. Na galeria abaixo, relembre algumas de suas imagens mais marcantes.
Durante uma visita ao Rio, você se envolveu em projetos sociais nas favelas. Qual foi a sua participação exatamente?
Visitei várias favelas e conheci umas crianças que jogam futebol. Tirei algumas fotos e apadrinhei uma criança chamada Baby e patrocino sua educação e o treinamento de futebol.
Quais são os elementos no seu trabalho que o tornam único e diferente dos outros?
Não considero meu trabalho único. É apenas a minha própria visão sobre as coisas.
Você fotografa com câmera analógica ou digital?
Digital.
Você usa aplicativos de fotografia, como o Instagram?
Não.
Como você percebe a fotografia de moda hoje?
Sinto que há um declínio no critério de excelência.
O que você ainda não fez?
Tirar a foto perfeita.
Uma linda mulher é… poderosa, inteligente e destemida.
USAnatomy tem patrocínio da Oi e integra a série Iguatemi Photo Series, que já trouxe exposições de Rankin, Guy Bourdain e David LaChapelle, entre outros.