Le P’tit Parigot, de Sonya Delaunay, 1926; Alexander McQueen inverno 1998 ©Reprodução
O site de pesquisa e análise de tendências WGSN preparou um listão com as exposições de moda, design e decoração do tipo “tem-que-ver” para o ano de 2011! O top 10 que você vê a seguir, com descrição do WGSN, tem opções em Paris, Londres, Nova York e Tóquio, então prepare sua agenda, cartão de milhas e carteira_ e vamos lá:
Christian Lacroix: The Orient of Women
Musée du Quai Branly, Paris
De 2 de fevereiro a 15 de maio de 2011
Esta exibição, que certamente vai promover debates, tem curadoria de Lacroix e Hana Chidiac, que cuida das coleções do norte da África e Oriente Médio do museu. Explorando vestimentas e ornamentos tradicionais usados por mulheres da Síria, Jordânia, Palestina e Sinai, a exposição “The Orient of Women” promete colocar essas práticas em um contexto social e político, e ao mesmo tempo levar os visitantes em uma “jornada poética” traçada por Lacroix.
www.quaibranly.fr
Yohji Yamamoto retrospective
Victoria & Albert Museum, Londres
De 12 de março a 10 de julho de 2011
Marcando os 30 anos da estreia de Yohji Yamamoto em Paris, o V&A faz uma retrospectiva pela estonteante carreira deste aclamado designer japonês.
www.vam.ac.uk
Color Moves: Art and Fashion by Sonia Delaunay
Cooper Hewitt, Nova York
De 18 de março a 5 de junho de 2011
Trabalhando principalmente como artista abstrata, Delaunay também era conhecida por aplicar seu fabuloso olho para cores e estampas no design têxtil. Esta exibição vai focar no trabalho dela no Atelier Simultané em Paris durante os anos 1920 quando ela produzia sua própria coleção, assim como nos designs para a loja de departamento Metz & Co, em Amsterdam.
www.cooperhewitt.org
Irving Penn & Issey Miyake
21-21 Design Sight, Tóquio
De 3 de junho a 11 de setembro de 2011
O fotógrafo Irving Penn e o estilista Issey Miyake tiveram uma colaboração excepcional que nasceu da confiança e respeito mútuos. O trabalho deles transcendeu todas as barreiras e durou 13 anos, de 1986 a 1999. Esta exibição vai tentar explorar e transmitir a natureza desse relacionamento especial.
www.2121designsight.jp
The Cult of Beauty
Victoria & Albert Museum, Londres
De 2 de abril a 17 de junho de 2011
Já sabendo um pouco do que esperar da “The Cult of Beauty”, este novo marco nas exposições de design do V&A deve estar no radar de todos na próxima estação. A decadência do Esteticismo que foi adotado na arte, moda, arquitetura e literatura começou com um pequeno círculo de artistas e autores avant-garde, e evoluiu para um amplo fenômeno cultural.
www.vam.ac.uk
Postmodernism: Style and Subversion 1970-1990
Victoria & Albert Museum, Londres
De 24 de setembro de 2011 a 8 de janeiro de 2012
O V&A olha para nossa recente história política, social e pop cultura e seus efeitos em tudo, da moda à musica, arte e arquitetura.
www.vam.ac.uk
The Art of Scent: 1889-2011
Museum of Arts and Design, Nova York
Abre em novembro de 2011
Uma rara experiência olfativa no contexto de uma galeria de arte, o MAD explora o trabalho dos principais artistas das fragrâncias e destaca essa arte desde o fim do século 19 até os dias de hoje.
www.madmuseum.org
Mondrian: De Stijl
Centre Georges Pompidou, Paris
De 2 de dezembro de 2010 a 14 de fevereiro de 2011
Uma das mais ansiosamente aguardadas exibições do ano traça a criação de Piet Mondrian e seus contemporâneos da abordagem abstrata que ficou conhecida como “O estilo”.
www.centrepompidou.fr
Andrée Putman
Hotel de Ville de Paris, Paris
De 9 de novembro de 2010 a 26 de fevereiro de 2011
Uma exploração da vida e trabalho da cult designer de interiores, cuja mistura de surrealismo e minimalismo chegou até aviões Concorde e gabinetes ministeriais.
www.paris.fr
Alexander McQueen: Savage Beauty
The MET Costume Institute, Nova York
De 4 de maio a 31 de julho de 2011
O MET homenageia o estilista britânico com o que deve ser uma retrospectiva-referência de sua carreira.
www.metmuseum.org