Uniforme da Bélgica na Eurocopa 2024 é inspirado em Tintim
Feito por adidas, a camisa é uma forma de juntar a nação para torcer pelo time durante o campeonato
Uniforme da Bélgica na Eurocopa 2024 é inspirado em Tintim
Feito por adidas, a camisa é uma forma de juntar a nação para torcer pelo time durante o campeonato
Por Felipe Rezende
Nos jogos da Eurocopa, a Bélgica entrou em campo contra a Ucrânia evocando um símbolo nacional um tanto controverso: Tintim. Criada em 1929, “As Aventuras de Tintim” foi a grande obra do cartunista belga Hergé, publicada até 1976, na qual o repórter Tintim se aventura ao redor do mundo com a companhia de seu fiel escudeiro canino Milu.
A controvérsia reside no fato de que Tintim também representa um símbolo do colonialismo, pois, em seus quadrinhos, o personagem tem o costume de visitar países colonizados pela Bélgica para realizar suas aventuras.
Polêmicas à parte, a escolha do personagem para inspirar o uniforme do time europeu foi uma tentativa de reconectar a torcida do país com a seleção. A seleção ainda deve jogar outros jogos com esse uniforme.
Feito pela adidas, o visual é totalmente inspirado na vestimenta padrão de Tintim, a segunda camisa da seleção da Bélgica têm as mesmas cores vestidas pelo cartoon: o azul claro da camiseta, o marrom da calça junto aos shorts, as meias brancas e, é claro, a clássica gola na blusa.
Não é a primeira vez que a seleção da Bélgica homenageia sua cultura nos uniformes. Eles já tiveram como tema a homenagem ao ciclismo na Eurocopa de 2016 e aos fogos de artifício do festival Tomorrowland em 2022.