“No tempo das várias velocidades, em que as imagens continuam sendo as principais mediadoras entre nós e o mundo, o olhar sempre atento dos fotógrafos tem a virtude de descortinar novas perspectivas, verdadeiras janelas de consciência para uma realidade que necessita de compreensão cada vez mais”, explica Ian Duarte Lucas, curador da nova mostra coletiva 15 Fotógrafos, em cartaz desde ontem, na Verve Galeria, em São Paulo.
Foi pensando no bombardeio de imagens que nos cercam cotidianamente, tanto no âmbito virtual como no real, que Ian propôs a curadoria. Aqui, o ponto de vista do fotógrafo é o que instiga a “leitura” da imagem ao explorar a complexa relação tempo-espaço. Isto é, a fotografia tem a capacidade de explorar a dialética interna das imagens que construímos do mundo, o que nos desafia a refletir sobre os conceitos que temos da realidade.
Por isso, a ideia para a seleção não foi determinar uma temática específica, e, sim, uma técnica. Todas as fotos são em preto e branco, propondo evidenciar ainda mais os aspectos investigativo e provocador da fotografia. Para tanto, Ian selecionou 18 trabalhos de 15 fotógrafos. São eles: Armando Prado, Beatriz Albuquerque, Cristiano Mascaro, Flavio Samelo, Gabriel Wickbold, Guilherme Licurgo, Jairo Goldflus, Janaina Matarazzo, Juan Esteves, Kikyto Amaral, Luisa Malzoni, Luiz Bhering, Pierre Verger, Roberto Cecato e Vania Toledo. Vale a visita!
Serviço
15 Fotógrafos
Onde: Verve Galeria – Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista, São Paulo
Quando: 22.08 (terça-feira) a 23.09 (sábado)
Horários: Terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 17h
Mais informações: vervegaleria.com