Depois dos livros Annie Leibovitz: Photographs, 1970-1990 e A Photographer’s Life, 1990-2005, Annie Leibovitz lança o terceiro da série, voltando-se agora para o que definiu grande parte do seu portfólio como fotógrafa: os magistrais retratos de nomes influentes nas mais diversas áreas de atuação, entre artistas, performers, pensadores, atletas, políticos e tantos outros.
Ao longo de 316 páginas, Annie Leibovitz: Portraits 2005-2016 (Phaidon) traz 150 retratos escolhidos a dedo por ela própria como alguns dos mais emblemáticos de sua carreira, registrados ao longo da década. Leibovitz é conhecida pela relação simbiótica que estabelece com quem retrata, resultando em fotos que evoca um ar intimista em consonância ao mood quase angelical característico de seu trabalho.
No novo livro, cujo prefácio foi escrito pela autora britânica Alexandra Fuller, poderão ser apreciados retratos antes nunca vistos de nomes como Anna Wintour, Chimamanda Ngozi Adichie (autora do livro Sejamos Todos Feministas), Rihanna, James Franco, Jeff Koons, Kanye West, Barack e Michelle Obama, rainha Elizabeth II. Uma deslumbrante Marina Abramović, praticamente nua, não fossem as cobras em volta do corpo, estampa a capa do novo trabalho da fotógrafa, cujo lançamento está marcado para outubro (25.10), mas já pode ser reservado no site da Phaidon e Amazon, que entrega no Brasil.