Por Mariana Pontual, em colaboração para o FFW
Livro da Taschen celebra 40 anos de carreira da fotógrafa Annie Leibovitz ©Reprodução
Cerca de 500 celebridades, 250 fotos, 476 páginas e o colossal formato de 50 x 69 cm. Esses números ilustram a magnitude de “Annie Leibovitz”, mais recente livro lançando pela Taschen sobre a fotógrafa americana. A obra foi produzida para surpreender: impressa na Alemanha e encadernada na Itália, ela vem acompanhada por uma base em forma de tripé fotográfico criado pelo designer Marc Newson.
Se o formato impressiona, o conteúdo não fica atrás. O livro faz uma retrospectiva não cronológica dos 40 anos de carreira de Annie, celebrando algumas de suas mais famosas fotografias e apresentando outras ainda inéditas. De Richard Nixon a Lady Gaga, as personalidades mais famosas do mundo já posaram para as lentes de Annie, considerada por muitos como a maior retratista em atuação hoje.
Ora ultrarrealistas, ora fantasiosas e superestilizadas, as imagens que compõem a obra traçam não apenas a extraordinária carreira da fotógrafa, mas também a evolução da cultura pop e da sociedade ao longo das últimas décadas. “O livro levou cerca de quatro anos para ficar pronto”, contou Annie ao “The Huffington Post”. “Houve um momento em que ele parou um pouco e mudei meu pensamento sobre ele. É muito grande. Eu nunca havia feito nada parecido.”
Além do prefácio assinado por Steve Martin, “Annie Leibovitz” conta com um livro complementar trazendo textos assinados pela própria Annie, Graydon Carter, editor da “Vanity Fair”, e os curadores Hans Ulrich Obrist e Paul Roth. Disponível em quatro capas diferentes — Whoopi Goldberg (1984), Keith Haring (1986), David Byrne (1986) e Patti Smith (1978) —, a obra tem tiragem limitada de 10 mil cópias numeradas e assinadas. Cada exemplar custa US$ 2.500 (R$ 5.573).
Annie Leibovitz
A relação íntima entre retratista e retratado pode ser considerada a marca registrada de Annie. Sua carreira teve início em 1970 na revista especializada em música “Rolling Stone”. Depois disso, trabalhou na “Vanity Fair”, clicou diversas campanhas importantes e sempre teve como foco o mundo das estrelas, sejam artistas, políticos, esportistas e ícones da moda e da televisão. Ela é conhecida também pelos super editoriais, com produções gigantes e caríssimas, que estouravam o budget da revista e acabavam sendo cobertos pela própria fotógrafa. Essa ” prática” a levou a ter problemas financeiros. Entre seus mais famosos trabalhos estão o retrato de John Lennon e Yoko Ono (feito na manhã do assassinato do ex-Beatle em 1980) e a matéria com as três gerações de supermodelos da “Vogue” americana (1999), e os inesquecíveis editoriais com super modelos e celebridades inspirados em contos de fada.
+ Na galeria abaixo, confira fotografias icônicas de AnnieLeibovitz e algumas imagens presentes no lançamento da Taschen: