Imagem da exposição “O dom da periferia” ©Ahmet Polat/Divulgação
Fica em cartaz até quarta-feira (31.07), na DOC Galeria, Vila Madalena, a exposição “O dom da periferia”, que registra a história de quatro jovens designers das redondezas da favela do Campo Limpo, em São Paulo. Em 2006, o fotógrafo holandês Ahmet Polat esteve no Brasil para a primeira parte do projeto, seguindo a rotina dos então iniciantes no mercado de moda Mariana Machado, João Carlos Monteiro, Leandro Benites e Bruna Medeiros. Durante três semanas, ele os acompanhou no pequeno estúdio da ONG Estrela Nova, onde aprendiam costura e modelagem; na corrida para concorrer a bolsas de estudo no IED Moda & Design; e no trabalho no backstage do SPFW, o maior evento de moda do país.
Hoje, de volta ao Brasil, Polat reencontrou os quatro designers e está em contato com eles há três semanas, produzindo uma nova série de imagens que mostram a evolução de suas carreiras: Mariana lançou sua própria marca de streetwear, chamada Calvário; João Carlos desenvolve figurinos para o teatro do Clube Paulistano e trabalha em um ateliê de moda; Leandro trabalha para a SAAD, além de tocar seus próprios projetos através dos quais foi selecionado para participar do Movimento HotSpot; e Bruna abriu seu ateliê no Campo Limpo e produz para diversas lojas — de lá saem modelagens para grifes como Daslu e Cris Barros. Fazem parte da exposição fotos clicadas durante os dois períodos.
O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Amsterdã e da Mondrian Foundation, que visam realizar um intercâmbio entre as cidades de São Paulo e a capital da Holanda, com foco na indústria criativa e de educação. A produção é de Stijntje Blankendaal.
O fotógrafo Ahmet Polat nasceu em 1978, no sul da Holanda, filho de mãe holandesa e pai turco, e atualmente mora em Istambul. Vencedor do prêmio “Young Photographer” do International Center of Photography, tem um trabalho marcado pelo questionamento de noções pré-concebidas de identidade, tradições e rituais diários. Ele é representado pela galeria X-Ist, de Istambul.
“O dom da periferia” @ DOC Galeria
De 27 de junho a 31 de julho (abertura para convidados: 26 de junho, às 20h)
De segunda a sexta das 11h às 19h; sábado das 11h às 14h
Rua Aspicuelta, 662, Vila Madalena, São Paulo
(11) 3938-0130
+ Veja mais imagens da exposição “O dom da periferia”: