Por Elis Martini, em colaboração para o FFW
Gui Paganini no SPFW Inverno 2014, no lançamento da sua exposição ©Felipe Abe
O top fotógrafo de moda brasileiro Gui Paganini inaugurou sua primeira exposição nesta segunda-feira (28.10), no lounge da revista “Elle” no SPFW Inverno 2014. A curadoria ficou por conta do economista e colecionador Waldick Jatobá, que reuniu quarenta imagens que representam a carreira do fotógrafo. Além dos famosos editoriais de moda, também entraram na seleção cliques de paisagens, arquitetura e retratos de pessoas comuns.
Paganini, que acaba de completar 50 anos e trabalha há mais de 25 atrás das lentes, conversou com o FFW sobre sua carreira e a emoção de expor seu trabalho pela primeira vez.
Como foram selecionadas as fotos da exposição?
A curadoria foi do Waldick Jatobá, que trouxe uma visão bem mais artística do que editorial. Ele misturou várias faces do meu trabalho. Minha ideia agora é fazer outras exposições, porque essa é só a primeira. O problema é que sou um pouco preguiçoso para isso. Preciso que outra pessoa tenha a iniciativa!
A mostra reúne muitas imagens de moda, mas também de paisagens e retratos de anônimos. É muito diferente fotografar modelos e gente normal?
Sim, mas também é muito gratificante. Em cada trabalho as pessoas me surpreendem. É claro que fotografar modelo é bem mais fácil, porque são profissionais, mas fotografar esses personagens é muito legal.
E como você escolhe essas pessoas?
O Davi e a Flávia (os stylists Davi Ramos e Flávia Pommianosky) me ajudam a selecionar. É gente que eles veem andando na rua.
Você tem algum trabalho favorito?
Trabalho é como filho, difícil escolher. Sempre gosto mais do último que fiz e espero o próximo para fazer melhor ainda. Às vezes já vi uma foto tantas vezes que quando ela é finalmente publicada em uma revista já estou enjoado dela.
Que recado você daria para um fotógrafo iniciante ou alguém que queira trabalhar com fotografia de moda?
Como em qualquer profissão é preciso gostar do que faz e não desistir. Os “nãos” que se leva sempre fortalecem. Já levei muito não, no mundo da moda isso é normal. Mas não dá para desistir e quando você alcança o sucesso tem que saber se manter, porque na moda tudo é efêmero.
E como você se mantém atualizado e busca referências?
Hoje com internet é tudo muito mais fácil. Você pode ver desfiles, filmes. Mas o melhor é folhear livros de fotos antigos e andar pelas ruas de cidades como Nova York e capitais da Europa.
Quais são seus fotógrafos favoritos?
Atualmente o Steven Meisel é o meu favorito de moda. De todos os tempos são o Helmut Newton, Richard Avedon e Edward Weston.
+ Veja fotos da exposição de Gui Paganini no SPFW Inverno 2014