Conhecida pelo olhar atento aos detalhes, sobretudo, do corpo humano como marca de sua fotografia, Harley Weir explora as diversas funções do corpo e a desconstrução das distinções de gênero na quinta edição da publicação da Baron: Function.
A obra retrata a expertise de Weir em realizar seu trabalho de forma minuciosa e com a colaboração artística de amigos e parceiros. A reflexão estimulada pelas imagens da fotógrafa giram em torno da questão (não tão) simples: qual a função dos nossos corpos?
A resposta se esclarece nas entrelinhas das fotos de Harley, que trazem à tona, por exemplo, retratos de um mamilo feminino como zona erógena mas também de amamentação e o processo natural de reprodução e nascimento como uma das etapas mais transformadoras do corpo.
“Eu queria olhar tanto para o sexy quanto para o ‘não-sexy’. Questionar a natureza abrangente do sexo e explorar como nós transformamos nossos corpos e também somos transformados por ele, através do sexo, do nascimento e da biologia. ‘Função’ é uma mistura de muitas perguntas, todas fluindo daqui e terminando em questões de existência”, diz a fotógrafa.
Harley Weir é uma das principais fotógrafas da nova geração – nós falamos dela aqui em uma matéria sobre os fotógrafos que estavam voltando a usar filme. Vale à pena mergulhar em sua obra. Function está à venda no site da Baron. Veja algumas das imagens na galeria abaixo: