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    #Photoshop
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    POR Camila Yahn

    Doutzen Kroes vítima do “ataque do Photoshop”, em editorial para a “Vogue” chinesa em junho deste ano ©Reprodução

    Poucas palavras na moda suscitam mais controvérsia nos dias de hoje do que “Photoshop”. Criado para ajudar, ele cada vez mais é visto como o demônio da fotografia e da edição de imagem e, ao mesmo tempo em que suaviza alguns “defeitos naturais”, quando usado em excesso pode ser a causa de verdadeiras catástrofes, como vemos cada vez mais em revistas e campanhas.

    Doutzen Kroes, a modelo que viu uma foto sua com a perna direita faltando na “Vogue” chinesa de junho, disse ao “New York Post”: “Achava que Photoshop era ok, até que aconteceu uma coisa dessas. Você nunca quer perder um dos seus membros”. Sua colega na Victoria’s Secret Erin Heatherton disse ao mesmo veículo que detesta quando as suas sardas são apagadas na ferramenta: “Sinto que pareço outra pessoa”, diz. E ainda acrescenta que “Não é justo. Às vezes você até fica com uma aparência melhor, mas é tudo uma mentira”.

    Coco Rocha faz um pedido em seu twitter aos “photoshop guys”: “Vocês podem por favor contar dois braços e duas pernas nas meninas que vocês cortam e colam?” ©Reprodução

    Ninguém diz ser totalmente contra o uso de Photoshop. O que acontece é que, em excesso, como tem sido usado, não é benéfico. Mas também nem tudo é culpa da ferramenta digital. Às vezes, o que parece erro de finalização nada mais é do que uma pose “diferente” ou mais difícil de conseguir. A capa da edição de agosto da “Vogue” russa, que supostamente cortou o braço de Natasha Poly, foi analisada pelo “Huffington Post”, que mostra, com uma repórter da redação, como é de fato possível alcançar aquela pose.

    A “Vogue” russa original e o teste na redação do “Huffington Post” ©Reprodução

    Em 2009, o fotógrafo Peter Lindbergh fez um ensaio para a “Harper’s Bazaar” com tops como Claudia Schiffer, Amber Valetta e Helena Christensen ao natural, sem retoques. “Retoques sem piedade não são a forma que deveria ser escolhida para representar a mulher nesse século”, disse o fotógrafo na ocasião. Lindbergh também fez uma série de três capas para a “Elle” mostrando as atrizes Monica Bellucci e Sophie Marceau e a modelo Eva Herzigova “sans maquillage, sans retouches”. 

    Helena e Claudia sem retoques por Peter Lindbergh ©Reprodução

    Mas os exageros estão aí e na galeria abaixo você pode se divertir (ou se assustar) com alguns deles:

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