Ela pode chamá-los de pervertidos, como fez em uma entrevista à “Interview”, mas Katherine Ann Moss é mesmo a modelo favorita dos artistas. Entre seus trabalhos artísticos mais famosos estão uma pintura por Lucien Freud, esculturas milionárias em poses de ioga, um retrato leiloado por US$91.000 e outro no acervo permanente da prestigiosa National Portrait Gallery, em Londres.
Moss completou 20 anos de carreira em 2009, mas o presente do parisiense Musée des Arts Decoratifs – uma retrospectiva só dela –, marcado para aquele ano, precisou ser adiado por falta de patrocinadores. Apesar do imprevisto, isso não diminuiu o entusiasmo da top pelo projeto.
“Eles disseram: ‘queremos fazer uma exposição que é tudo sobre você’. Finalmente, eu disse OK, mas queria saber de todos os detalhes, queria input criativo, queria ser consultada, queria saber o que eles estavam fazendo e quem estava envolvido”, disse a modelo-empresária à “Harper’s Bazaar” de março. “Me levaram para ver o espaço e eu percebi que era algo grande… Todas essas bandeiras vermelhas na Rue de Rivoli com o meu nome, perto do Louvre.”
Para a exibição, os curadores questionarão experts em imagem e comunicação na tentativa de “decodificar o fenômeno das glórias aos escândalos”, explicou a diretora do museu, Beatrice Salmon. Uma trívia? A top já curou seu próprio trabalho em 1997, quando escolheu seus cliques favoritos para o livro “Kate”.
Para amenizar a espera (o lançamento foi remarcado para 2011!) escolhemos 36 dos cliques mais icônicos de Kate Moss. Um para cada ano de mito. Confira: