A designer de joias francesa Camille Miceli ©Reprodução
Ventos de mudanças passam pela Louis Vuitton. Após levar Nicolas Ghesquière para assumir a direção criativa na era pós Marc Jacobs, a marca também contratou o super designer de acessórios Darren Spaziani, ex-Proenza Schouler, e o homem por trás das bolsas hits da grife. Agora outro nome forte deve se juntar à equipe: a designer de joias Camille Miceli.
De acordo com o “WWD”, a francesa Camille Miceli, que desenha e presta consultoria para a área de joalheria da Christian Dior, deve chegar à Vuitton após os desfiles de alta-costura, no final de janeiro. A mudança não foi comunicada oficialmente por nenhuma das marcas.
Camille, 42, é bastante conhecida e respeitada no meio da moda. Ela estagiou com Alaïa e na Chanel, onde trabalhou por sete anos como PR. Entrou na Louis Vuitton em 1997, também no cargo de PR, na mesma época que Jacobs assumia a direção criativa com a missão de modernizar a marca. Passou 12 anos na empresa e, por incentivo do próprio Marc, começou a desenhar pequenas coleções de joias, transformando a área em um negócio lucrativo. Em 2009 foi para a Dior, onde continua até hoje.
Por trás dessa negociação pode estar a relação de Camille com Dalphine Arnault, herdeira do grupo LVMH, que era General Manager da Dior até setembro passado, quando migrou para a Vuitton, supervisionando todas as áreas de produtos. Aparentemente, as duas têm um ótimo convívio profissional.
No trabalho da designer, uma das principais características é o uso de materiais como madeira, plástico, plumas e metal pintado, usados em composição com materiais nobres e preciosos.
Interessante observar que, nas duas vezes recentes que a Louis Vuitton precisou renovar a marca, Camille foi chamada para se juntar à equipe. Abaixo, em peças que ela criou para a Dior, dá para entender por que todos querem Camille Miceli.
Em tempo: em uma entrevista no fim de 2013, quando perguntada o que gostaria de fazer se tivesse tempo livre, ela respondeu que gostaria de vir para o Brasil conhecer Inhotim, fazer uma tour por Brasília e terminar em Trancoso, onde passou o Natal.
+ Com consultoria de Victoire de Castellane, nova linha de alta joalheria da Dior é puro sonho