Courtney Love está fazendo história, mas não é com o rock. A vocalista do Hole é alvo de um processo judicial inédito nos EUA _foi chamada à corte por ter postado declarações nada educadas sobre a estilista Dawn Simorangkir, conhecida como Boudoir Queen, em sua conta no twitter (@CourtneyLoveUK).
Courtney Love em dois momentos usando a marca de Dawn Simorangkir. Com Bono e Scarlett Johansson em evento beneficente e em show da banda Hole © Reprodução
Segundo a Reuters, o desentendimento começou quando a estilista cobrou de Courtney (também no Twitter) o pagamento de US$ 40 mil em roupas supostamente feitas por encomenda. Courtney era cliente de Dawn, e uma das impulsionadoras da sua carreira. Revoltada, Courtney escreveu em sua página (na época com cerca de 40 mil seguidores) que Dawn era uma “prostituta drogada”, com um histórico de ataques e agressões, e tirou proveito de sua fama antes de roubá-la.
Courtney ainda escreveu: “Ela recebeu de mim uma GRANDE quantia de dinheiro, acima de 40 mil dólares, e eu não torno as pessoas famosas e AINDA sou estuprada!”. No dia seguinte ela reproduziu as mensagens em outras redes sociais, inclusive no site de vendas Etsy, onde Dawn possui uma loja online. A confusão rendeu um processo milionário de difamação sobre Love, além do posto de primeiro julgamento nos EUA de um processo por difamação envolvendo comentários no Twitter.
O advogado de Dawn, Bryan Freedman, declarou que tentará convencer o júri que as afirmações da roqueira destruíram a carreira dela como estilista. Ele poderá, inclusive, usar como argumento o fato de Courtney ser um ícone de estilo, e que isso influenciaria (de maneira negativa a respeito da estilista) seus seguidores.
Courtney Love no desfile de Alta Costura da Chanel, vestindo Valentino, em foto postada no blog “What Courtney Wore Today” © Reprodução
Serão apresentados no julgamento estudos de Jessie Stricchiola, uma especialista em redes sociais, além de e-mails e telefones de Courtney para Dawn, alguns dos quais alegando remorso pelas mensagens postadas pela roqueira. O advogado de Courtney, James Janowitz, não acredita que a cantora terá que pagar milhões à estilista: “Não acreditamos que haja difamação alguma, e mesmo que houvesse afirmações difamatórias, não houve danos”.
Advogados especializados na Primeira Emenda da Constituição dos EUA afirmam que será analisado se o usuário médio do Twitter iria interpretar os comentários ofensivos de Love como fatos verdadeiros em vez de opiniões pessoais, o que deve ser crucial no processo.