Peter Lindbergh, que fotografou atrizes e modelos sem maquiagem e sem retoques para “Harper’s Bazaar” e “Elle”, ganhou um companheiro na luta contra o Photoshop: David Bailey. Conhecido pela natureza franca, o inglês disse: “eles sempre querem aquele mesmo tipo de garotas sem graça. Não é interessante e as garotas não são interessantes. Porque não são garotas. São androides.”
As capas sans Photoshop de Peter Lindbergh para “Elle” francesa ©Reprodução
Ele ainda alfineta Anna Wintour: “você sabia que qualquer modelo com mais de 23 anos precisa ser retocada? É ridículo, mas é o que você precisa fazer para a Vogue America.” E continua: “você não pode mais dizer quem tirou a fotografia. Antes dava para saber, havia uma personalidade nas fotos. Você podia dizer que isso era um Newton ou um Beaton ou um Horst.”
Personalidade-símbolo dos Swingin’ Sixties, Bailey foi a maior inspiração para o protagonista do filme Blow Up, casou-se com Catherine Deneuve, namorou Jean Shrimpton e Penelope Tree, divorciou-se de Catherine Deneuve e fotografa até hoje, quase 50 anos após a publicação de seu primeiro trabalho na Vogue.