Helena Bordon é uma menina de sorte. Jovem, bonita, nascida em berço de ouro (filha de Donata Meirelles e Pedro Bordon), bem relacionada, viajada e, aos 26 anos, com dois negócios próprios. A marca 284, que ela abriu com os sócios Luciana, Marcella e Bernardino Tranchesi; e o site que leva seu nome e traz dicas de viagens, moda e lifestyle. Apesar de tentar escapar do já ultrapassado “look do dia”, ela posta vez ou outra para acalmar a curiosidade de suas fãs, leitoras e quase 60 mil seguidores no Twitter.
Agora, no aniversário de um ano de seu site, Helena lança um e-commerce com peças selecionadas por ela, de acessórios a roupas para cachorro. Tudo estará à venda em um mesmo canal dentro de seu próprio site para facilitar a navegação. O projeto foi desenvolvido pelo S2G, gestor do Shop2gether, onde Helena mantém a seção Dujour de dicas de moda. O S2G também é responsável pelo site de Costanza Pascolato.
Relembre abaixo a conversa que tivemos com Helena na época do lançamento de seu site, em que ela esclarece seus projetos:
Novidades: Estou fazendo uma linha de lingerie para a Hope. São 12 peças com a minha cara, em uma linha mais sexy e outra casual. Adoro cores fortes com preto, então algumas das peças terão renda preta por cima de cores vibrantes. Entre outros highlights, há a “tanga brasileira”, que deixa o bumbum em pé. Por enquanto só vai vender na loja da Oscar Freire (nº 791), a partir de 23.10, mas se der certo, vai passar a vender no país inteiro.
No ar: Lancei meu site em agosto (de 2012). Muitas amigas me pediam para fazer um site com dicas de viagem. Mas eu sou preguiçosa… Então dois amigos, Marcelo Figueiredo e Fabio Kestenbaum, fizeram uma super pesquisa e me falaram: “Vamos fazer que vai dar certo!”. Eles tornaram-se meus sócios investidores e a partir daí, começamos a trabalhar para colocar no ar o mais breve possível.
Inovação: Há um canal de viagens no site e vamos implementar uma ferramenta que vai possibilitar que o leitor reserve os hotéis que eu indico na hora, através do meu site. Agora, um ano após o lançamento, vamos mudar a navegação. O site vai ficar mais fácil de usar, com galerias de foto, dicas de beleza, canal de vídeo, além dos posts normais.
Look do dia: Não queria fazer isso, só queria falar de viagem, que eu amo. Mas as pessoas mandam emails e deixam comentários perguntando o que eu estou usando, como eu fui em tal lugar. Acabo colocando, mas obviamente esse não é o foco. Eu não consigo entender esse fascínio. Todo mundo quer saber o que as pessoas estão fazendo…
Estrutura: Temos um escritório no subsolo do shopping Cidade Jardim e o site conta com um jornalista para me ajudar. Eu tenho o conteúdo, mas não sei escrever da maneira que um trabalho como este exige.
Função: Faço pesquisas, olho tendências, falo sobre viagens… É a minha vida. Divido a minha experiência pessoal, o que eu jantei, o que tenho visto de legal… Já na 284 participo das reuniões de criação das coleções e também dos encontros com o Marketing caso a marca vá lançar alguma ação.
Rotina: Sou hiperativa. Cada dia é uma coisa. Se não tenho compromissos fora, passo o dia no escritório. Lá aproveito para ir às lojas, fotografar, buscar novidades e ideias para o site.
Valentino: Trabalhei lá durante um ano na área de RP como assistente do Cacá de Souza, em Nova York. Era estagiária e ia aos eventos e festas. Fui para Los Angeles durante o Globo de Ouro e o Oscar. Fizemos fittings com a Florence Welch e com a Anne Hathaway, que tinha contrato com o Valentino. O processo começa seis meses antes, mas eu só fui uma semana antes dos eventos ao estúdio da Rachel Zoe, que é a stylist da Anne. A gente manda um folder com fotos de todos os vestidos vintage da Valentino para as atrizes olharem antes, tem coisas muito especiais.
Esquema: Quando as conversas estão mais adiantadas, mandamos várias opções de roupas, mas só ficamos sabendo se elas usarão quando aparecem no tapete vermelho. Mandamos para a Mila Kunis, por exemplo, mas ela acabou optando por um look Elie Saab.
Volta ao Brasil: Voltei para cá porque era estagiária e eles não queriam contratar ninguém. E eu também não queria trabalhar de graça pra sempre.
Aprendizado: Todo mundo acha que essa vida é só glamour, mas você tem que trabalhar muito. Eu ia aos eventos todos, mas ao mesmo tempo tinha que aspirar o chão e passar roupa. Lá todo mundo faz tudo.
Sites: Gosto do We Pick, da Mica Rocha e Lelê Saddi, entro direto lá. Também no Style.com, Bloglovin’, Glamurama, Huffington Post e o Mij-a-Porter, da minha amiga sérvia Mija (fala-se Mia).
Leitura: Revistas. São como terapia.
Filmes: Sou viciada em seriados. “Family Guy”, “Two and a Half Men”, “Friends”…
Cinema: Vou toda semana. O último que vi foi “Busca Implacável 2”.
Donata: Ela me ajuda muito. Ela e a tia Eliana (Tranchesi) ajudaram com a 284 e davam muitos conselhos. Minha mãe viu os layouts do site, os nomes da seção… Ela tem muito bom gosto, então eu só tenho a aprender com ela.
Closet: Uso muitas peças da minha mãe, especialmente as bolsas. Agora ela começou a trancar o armário porque eu pego e não devolvo!
Ícone de estilo? Fui para Manaus e não imaginava que me conheciam e gostavam do meu estilo lá. É difícil eu falar que me acho um ícone de estilo… São as pessoas que gostam dessas coisas…