Por Paula Rita Saady, em Paris
Charlotte Dellal em foto do Sartorialist ©Reprodução
Foi no hotel Particulier, no sofisticado 8 éme arrondissement em Paris, que a designer Charlotte Dellal apresentou a linha La Vie en Rose, de sua marca Charlotte Olympia. Charlotte, metade brasileira, metade britânica, é filha de Andrea Dellal e irmã de Alice. Ela é hoje uma das designers de sapatos mais prestigiadas e o nome mais forte de sua geração. Alexa Chung, Olivia Palermo e Karolina Kurkova estão entre suas clientes fieis.
A coleção é um cartão postal kitsch de Paris, repleto de “frufrus” com direito a poodles, croissants, rosas, Torre Eiffel e clima de romance – para o deleite das pinups pós-modernas, como a própria designer. É interessante notar como ela trabalha com esses clichês e consegue chegar ao bom gosto, mesmo no exótico salto em forma de cachorro. Já a Paris Art Déco de Edith Piaf aparece de maneira mais sóbria nas sandálias de saltos vertiginosos e arabescos em um couro de efeito emborrachado.
A clutch Pandora, que normalmente possui o fecho em forma de aranha ou tigre, agora vem com um croissant ou cabeça de poodle, além das bolsas de vidro de perfume, destinadas ao sucesso (a Lanvin também fez, lembra?). Uma ode à Paris, com senso de humor pelas mãos de Charlotte, como ela conta em uma entrevista exclusiva ao FFW: “Minha coleção de Verão 2013 chama-se La Vie En Rose e é um olhar romântico e clichê sobre Paris. Vou do boudoir à torre Eiffel!”. Leia mais abaixo:
Foi difícil para você encontrar um lugar em meio a tantas outras marcas?
Eu sempre quis criar uma marca e fazer as coisas devagar, mas confiante. É muito importante desenvolver uma identidade e ter sua própria estética para se diferenciar.
Quais os principais produtos da coleção?
Eu gosto especialmente das clutches em forma de perfume e dos slippers de poodle. Eles são femininos e luxuosos, mas ainda têm senso de humor.
Bolsinhas em forma de frascos de perfume da marca Charlotte Olympia ©Paula Rita Saady
A sua origem brasileira tem alguma influência no seu trabalho?
Sou metade brasileira então esse país representa uma grande parte de quem eu sou. Rio é a minha casa longe de casa. Eu já fiz duas coleções dedicadas ao Brasil, a Blame it on Rio, que tinha Carmen Miranda como referência, e mais recentemente, a Glamazon, inspirada na Bahia. É um país lindo, com muita vida, muitas cores e, sem dúvida, continuará a me influenciar e inspirar.
Você escolheu Londres para abrir sua primeira loja. Tem planos de expandir sua marca?
Atualmente nós vendemos no mundo todo através de multimarcas. Em maio deste ano eu abri minha segunda loja, desta vez em Nova York e, sim, há planos de abrir mais espaços no futuro. E como uma marca eu continuo focando no calçado, mas estou devagarzinho desenvolvendo uma linha de bolsas.