©Divulgação
Na seção Inspirações o portal FFW traz aos leitores o que tem inspirado os criativos, dentro e fora do mundo da moda. Depois de Dita Von Teese, Paulo Martinez, Sebastian Orth e Talytha Pugliese, é a vez do cantor Thiago Pethit contar sua inspiração do momento.
O que te inspira, Thiago?
“A cantora, compositora e poeta Patti Smith. Seu livro ‘Só Garotos’ foi a leitura do verão para muitos e pra mim também. É um livro fundamental para entender toda a transição no mundo, na música e na arte dos anos 60 nos dias de hoje, através de uma história pessoal e íntima.
©Reprodução
Por alguma razão, sempre deixei a Patti meio de lado na minha vitrolinha. Sem dar muita atenção. Por anos foi assim. Talvez a sua cara invocada, as roupas pretas e a relação com o cenário punk, tenham me afastado um pouco do seu som, infelizmente.
Mas por sorte, reparei este erro e cheguei às suas músicas, depois de ler este livro. E descobri coisas lindas. Músicas, letras, performances. Tudo de uma sinceridade e uma crença absoluta no ser humano e nas transformações, sobretudo uma crença na arte.
©Reprodução
Aquela forma de viver nos idos dos anos 60, no Hotel Chelsea. A falta de comida e de grana, em meio a toda efervescência de uma cidade que representava o mundo inteiro. Um mundo cheio de rupturas. E a forma de expressar isso tudo das pinturas às fotos, das poesias à músicas e acreditar que a arte era um ‘bem maior’.
©Reprodução
É inspirador voltar nesse tempo e nessas crenças. E olhar para o mundo de hoje, passadas tantas outras rupturas e transformações e tentar enxergar um pouquinho que seja de tudo aquilo, através das obras da Patti Smith. Acreditar que tudo pode parecer tão cruel e que ainda assim, é aí que mora a beleza das coisas”.