Garance Doré ©Reprodução
Garance Doré é uma mulher que teve uma guinada total em sua vida após começar um blog, em meados de 2006. A francesa era ilustradora e iniciou o blog uma vez que não se sentia conectada com os apreciadores do seu trabalho. Daí passou para o texto acompanhando seus desenhos. As fotos, por incrível que pareça, surgiram por último, quando Garance se inspirou pelo trabalho de seu marido Scott Schuman, do blog The Sartorialist, e resolveu fotografar também. Hoje Garance mora em Nova York com Scott, e as fotos, que surgiram sem nenhuma pretensão, se tornaram o principal trabalho da francesa.
Ilustração de Garance em seu blog e na capa da “Elle” UK, com Demi Moore ©Reprodução
Não que seja necessário, mas duas provas de seu sucesso como fotógrafa são super recentes. Uma delas é a abertura de uma exibição das fotos de Garance na galeria Phaidon, em Nova York, no Fashion’s Night Out, concomitante com o lançamento de um novo livro de Guy Bourdin.
E a outra é o lookbook da coleção de primavera da Chloé, fotografada pela própria Garance, uma admiradora assumida da marca. “Eu estou tão feliz de trabalhar com Chloé. Eu sempre amei a mulher Chloé, aquela certa feminilidade romântica que choca com a vibe de menina da cidade que é quase um toque tomboy”, contou a fotógrafa em seu blog.
Lookbook da Primavera 2012 da Chloé ©Garance Doré
Garance fotografou a modelo Jacquelyn Jablonski durante dois dias, com styling de Marie Chaix, e todo o staff da marca, que segundo a francesa, são pessoas extremamente profissionais e perfeccionistas. Ela também pontuou a diferença – e o desafio – de fotografar lookbook e editorial. “O que é engraçado é que fotografar um lookbook é realmente diferente de fotografar um editorial. Cada parte das roupas precisa estar visível… Isso faz o exercício todo tão difícil quanto estimulante”, finalizou.
©Garance Doré
+ Leia aqui entrevista com Garance Doré, em sua visita ao Fashion Rio