Julian Assange, fundador do WikiLeaks, está asilado há dois anos e desfilará durante a semana de moda de Londres ©Reprodução
O fundador do WikiLeaks, o australiano Julian Assange, participará de um desfile durante a semana de moda de Londres, em setembro. Como o ativista tem um pedido de extradição para a Suécia sob a acusação de abuso sexual, ele não deixará a Embaixada do Equador, onde está asilado há dois anos. A apresentação da coleção de Ben Westwood, filho de Vivienne Westwood, acontecerá na própria embaixada, em frente à Harrod’s, em Londres.
O desfile contará com seis modelos profissionais, além de Assange, que apresentarão uma coleção inspirada no figurino usado pelo ator Clint Eastwood em filmes de Faroeste dos anos 1960, chamados de “spaghetti western”. A trilha sonora será a do filme “The Good, The Bad And The Ugly” (“Três Homens em Conflito”).
O ator George Clooney e sua noiva, a advogada Amal Alamuddin (que integrou a equipe de defesa de Assange), estão entre os convidados do desfile. “Quero destacar a situação de Julian Assange. O que aconteceu com ele é totalmente injusto”, disse Ben Westwood, de 51 anos, ao “Daily Mail“. “Julian está na embaixada há dois anos e é importante que ele não caia no esquecimento”, acrescentou.
Algumas roupas do desfile foram inspiradas em Assange, e também será apresentada pelo menos uma peça com uma estampa do ativista. O desfile não fará parte do calendário oficial da semana de moda de Londres. Há dois anos, Vivienne Westwood fechou seu desfile com uma camiseta em que estava escrito “I am Julian Assange” (“Eu sou Julian Assange”).
Vivienne Westwood com camiseta usada no encerramento de desfile na semana de moda de Londres ©Reprodução