Louise Wilson com Giorgio Armani ©Reprodução
Louise Wilson, icônica diretora do curso de MA da Central Saint Martins, morreu no sábado (17.05) aos 52 anos, enquanto dormia na casa da irmã na Escócia. A notícia entristeceu o mundo da moda, de estudantes a estilistas e empresários.
Wilson, que já veio ao Brasil palestrar no evento Fashion Marketing, de Gloria Kalil, era conhecida por ser politicamente incorreta, usar muitos palavrões, ser absolutamente honesta em relação aos trabalhos de seus alunos e também uma grande inspiração para seus jovens aprendizes, incluindo aí nomes como Alexander McQueen, Christopher Kane, Roksanda Ilincic e Simone Rocha.
Louise era temida nos corredores da escola. Sua honestidade era confundida com grosseria, uma vez que ela não guardava o que achava. Wilson destruía seus pupilos e depois os reconstruía. Uma reportagem do WWD ouviu ex-alunos e pessoas do meio da moda que conviveram com ela, como a estilista Stella McCartney. “Era uma verdadeira heroína da moda. Ela criou e inspirou os maiores talentos da indústria. Ninguém irá substitui-la, pois Louise era única.”
Já Sophia Kokosalaki, que foi aluna na Saint Martins, diz que Wilson mudou sua vida. “Era uma ‘show woman’, que tinha um modo de ensinar heterodoxo. Vivia reclamando da falta de talentos, ao mesmo tempo em que criava estilistas fantásticos.”
Christopher Kane, que foi seu aluno e amigo, também lamenta: “Louise foi uma das pessoas mais apaixonadas que já conheci. Sempre vou lembrar com carinho dos tempos que passamos juntos. O mundo da moda perdeu uma grande líder e ninguém poderá superar sua coragem.”
“Mais de 30 designers do line-up atual da London Fashion Week tiveram sua orientação. É difícil imaginar a Central Saint Martins ou a moda britânica sem ela”, disse um porta-voz do British Fashion Council.
Antes de ganhar o cargo na Central Saint Martins, Wilson chegou a trabalhar como diretora criativa da Donna Karan de 1997 a 2002. Como orientadora, fez seu papel com maestria, tornando-se uma referência; alguém que realmente conseguiu fazer a diferença para tantas pessoas. Certamente sua falta será sentida ainda por muito tempo.